O intuito da reunião foi a tratativa de algumas pautas e demandas relacionadas às necessidades de saúde e direitos à acessibilidade dos pacientes da doença falciforme, bem como aos cuidados dignos e especializados, garantidos na Constituição Federal do Brasil de 1988. Além da representatividade jurídica (agora firmada por Dr. Andirlei e Dra. Emelly), a meta é proporcionar mais dignidade aos pacientes da DF, nos hospitais e postos de saúde, além do tratamento preferencial e passe-livre. Muitas pessoas acometidas de DF necessitam até de hemodiálise e transfusão de sangue.
É interessante saber de que a Anemia Falciforme (herdada da mãe e do pai) é uma doença grave, com impacto social e cognitivo, complicações vasculares nos olhos, rins, cardio-pulmonar, cerebral, além da suscetibilidade às infecções. Já o Traço Falciforme (herdada a mutação de um dos pais) é assintomático, manifestações especiais como desidratação/estresse intenso e com maior risco de problemas renais.
O grupo da APEDFIR foi bem recebido pela vereadora Wilmaci Oliveira (PC do B). Wilmaci tem uma atenção diferenciada às causas dos portadores da DF e afins, como a Fibromialgia (FM) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA), lutando por diagnóstico precoce, acesso a terapias, inclusão e suporte adequados, garantindo-os dignidade e autonomia.
Os advogados Dr. Andirlei Nascimento, Dra. Emelly Nascimento e os representantes da APEDFIR, já estão mediando uma conversa com o governador da Bahia (Jerônimo Rodrigues - PT), bem como o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) e a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar. Vale salientar de que o governador Jerônimo Rodrigues mostrou-se também sensível à causa dos Portadores de Doenças Falciformes (DF).
Dr. Andirlei Nascimento e Dra. Emelly Nascimento, garantem de que através dos conhecimentos jurídicos e com o prestígio junto às autoridades da Justiça de todas as esferas, bem como os representantes dos 3 (Três Poderes), contando com a sensibilidade de todos, pelejarão em prol dos pacientes da DF para que tenham reconhecimento e dignidade, com tratamento justo e oferecido pelo Sistema Único de Saúde - SUS, em conformidade com os Direitos Humanos e a Carta Magna de nosso país.
Da Redação do Correio dos Municípios
Fotos: APEDFIR
Fontes: APEDFIR
Dr. Andirlei Nascimento (Advogados Associados)
Assessoria da vereadora Wilmaci Oliveira
Câmara de Vereadores de Itabuna
Arquivos
Nenhum comentário:
Postar um comentário