A Academia Grapiúna de Artes e Letras - Agral, concedeu posse hoje (24) à nova diretoria da entidade, bem como aos representantes da instituição. A cerimônia de posse ocorreu na Torre Administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz - Uesc.
Foram empossados: Éfson Batista Lima, para a Comissão de Contas; Paulo Sérgio dos Santos Bomfim, para a Comissão de Bibliografia; Luiz Cláudio Zumaeta Costa, para a Comissão de Publicações; Carlos Alberto de Souza Santana, para a Comissão de Análise e Seleção de Currículos; Janete Lainha Coelho, 2a. Tesoureira; Victor Silva Aziz Lima, Tesoureiro; Antônio Paulo de Oliveira Lima "Paulo Lima", 1º Secretário e Mestre de Cerimônia; Kléber Antônio Torres de Moraes, 2º Secretário; Samuel Leandro Oliveira de Mattos, vice-presidente; Josanne Francisca Morais Bezerra, presidente.
A Academia Grapiúna de Artes e Letras (fundada Academia Grapiúna de Letras) teve suas atividades iniciadas em 2011, tendo pela primeira vez (empossada hoje - uma mulher), a professora Josanne Morais, sucedendo o Prof. Samuel Leandro Oliveira de Mattos, presidindo a entidade desde 2021.
A cerimônia contou com a presença do Magnífico Reitor da Uesc, Professor Dr. Alessandro Fernandes de Santana (que é Membro Benemérito da Agral); do Vice-Reitor, Prof. Dr. Maurício Moreau; do diretor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Prof. Antônio Balbino Marçal Lima; do Presidente da Academia de Letras de Ilhéus, Prof. Dr. Josevandro Nascimento e da Presidente da Academia de Letras de Itabuna (ALITA), Profa. Dra. Raquel Rocha.
A presidente empossada da Agral, Profa. Dra. Josanne Francisca Morais Bezerra, nasceu em Salvador-Bahia. É graduada em Pedagogia com Orientação Educacional pela Universidade Estadual de Santa Cruz-Uesc. É mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. É docente da Uesc, lotada no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da qual já foi diretora por duas gestões consecutivas.
Professora Josanne Morais também coordena o Projeto de Extensão "Implantação e Implementação e Arquivos e Museus", vinculado ao Centro de Documentação e História Regional. É pesquisadora no campo da Educação e da Psicologia. Compõe a Área de Conhecimento em Psicologia. É Psicanalista Clínica pelo Instituto Teológico Gamaliel.
A nova presidente da Agral também é escritora, com a publicação de "Professor e Aluno motivado: Isto faz a Diferença (2007), em versão bilíngue (português e espanhol); "9 mulheres e oito janelas: Quando vidas reservam silêncios" (2012); "Hozannah: Quantas linguagens cabem em uma mulher?" (2013); "Um criador, muitas criaturas: Representações da mulher na obra musical de Chico Buarque" (2021); "Precisamos falar sobre o Kevin: uma análise dos olhares da família no espelho da construção cotidiana" (2023).
Na Academia Grapiúna de Artes e Letras - Agral, ocupa a Cadeira número 30, cujo patrono é o geógrafo Milton Santos.
Da Academia Grapiúna de Artes e Letras - Agral
Fotos: Adeildo Marques
Fontes: Agral e Uesc
Nenhum comentário:
Postar um comentário