quarta-feira, 8 de maio de 2024

ITABUNA. CAMINHADA DO MAIO ROXO. FIBROMIALGIA

 

        "A dor de carregar o mundo."




As dores são invisíveis, porém reais


    A Associação dos Fibromiálgicos de Itabuna e Região - Afir - fará um ato de caminhada no dia 10 de maio de 2024, às 14h00, com saída do Jardim do "Ó" - José de Almeida Alcântara - centro.

  Itabuna já conta com uma lei (Decreto 2550 de 2021), a qual permite atendimento prioritário aos portadores da FM (Lei Ordinária: 2550/2021). O portador da fibromialgia pode se identificar com a Carteira de Prioridade emitida pela Afir.

  A doença é caracterizada por dor muscular generalizada, acompanhada de fadiga e alterações do sono, memória e humor. A dor muscular generalizada, pode enfraquecer o assoalho pélvico do paciente, além do nervo ciático e dores nos membros e costas. Muitos ficam incapacitados até para andar ou se levantar sozinhos, até por meses e anos. Não tem cura, só paliativos.

  Os fibromiálgicos sofrem também preconceito e humilhação, principalmente no ambiente de trabalho, enquadrando-se muitas vezes como assédio moral. São taxados de preguiçosos, opositores, dissimulados, mentirosos, desinteressados. 

   Alguns fibromiálgicos, ao serem acometidos de dores agudas e persistentes (levando em consideração de que a Fibromialgia é crônica) e o portador não pode se deslocar ao médico a tempo de pegar atestados, ou de entregar em tempo hábil (pela incapacidade de se levantar e se locomover, e mesmo em tratamento)  são denunciados aos órgãos superiores ou chefes, acusados de desídia pelos líderes ignorantes (muitos nunca ouviram falar em Fibromialgia). 

   A dor é visível e palpável em quem sente. Denuncie os abusos. 


Da Redação

Foto: Internet

Fontes: Afir; sites de Saúde.  

Nenhum comentário: