quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

ITABUNA. DINAILTON OLIVEIRA - PRÉ - CANDIDATO A PREFEITO DE ITABUNA - É O PRIMEIRO A VISITAR O COMÉRCIO DA CIDADE - VENDO OS PROBLEMAS DE PERTO





















 Dinailton Oliveira (pré-candidato a prefeito de Itabuna), acompanhado de Dr. Andirlei (ex-presidente da OAB/Itabuna); Rosildo (Banco de Sangue); Dinailson Oliveira "SON", jornalista Adeildo Marques; Dr. Eduardo Lima. 



E chama para ele a responsabilidade de resolver o desemprego em Itabuna 
  
    O pré-candidato a prefeito de Itabuna, Dinailton Oliveira, iniciou a semana visitando os comerciantes e comerciários do centro da cidade (Av. Cinquentenário e adjacências), demonstrando bastante preocupação. Foi o prefeiturável a tomar a inciativa de ver o comércio de Itabuna de perto. A ouvir os anseios e os problemas enfrentados por esse segmento econômico da cidade. Sabe-se de que o comércio e serviços são as atividades mais destacadas no município.
   Itabuna é uma cidade cosmopolita, um centro regional, atendendo a região cacaueira, norte do Espírito Santo e norte de Minas Gerais. Outrora, possuía um comércio imbatível, gerando empregos e fomentando a economia, mas nos últimos anos, principalmente com o advento da Covid-19, a falta de investimentos no setor e outras atividades, a escassez de água, o avanço do comércio virtual e diminuição dos empregos formais, além da própria gestão, o município de Itabuna vem perdendo força gradativamente na atividade vocacional econômica mais importante. 
  O último impulso comercial em Itabuna (e de grande porte), aconteceu no ano 2000, no governo do saudoso prefeito Fernando Gomes, com a instalação do Jequitibá Plaza Shopping. Hoje, a cidade atravessa por um período lamentável. Em 2023, observando-se os "dados desagregados" por "grande grupamento", o comércio perdeu 133 postos de emprego. Vale ressaltar de que para cada emprego direto, são criados 3 indiretos. Daí, a observação do êxodo da população itabunense no último senso demográfico. Em 2022, Itabuna apresentava uma população de 186.708 habitantes.
  É necessário criar atrativos para aumento significativo dos índices econômicos com relação ao comércio. Investir na infraestrutura de Itabuna, solucionar a problemática da oferta de água (praticamente a mesma oferta da década de 70), os incentivos fiscais, buscando novos investimentos e parcerias, e ao mesmo tempo, empreender um equilíbrio entre os empresários e a classe trabalhadora, mantendo os empregos sem sobrecarregar o empregador, promovendo a circulação de bens e serviços, e garantindo os direitos trabalhistas dos funcionários.
  Dinailton Oliveira  foi presidente da OAB/Bahia e Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia - CAAB. É advogado há mais de 36 anos com experiência nas áreas econômicas, administrativas e comerciais.


Da Redação - Emadilson de Jesus
Fotos: Emadilson de Jesus/Adeildo Marques
Fontes: Itabuna.Ba.Gov.Br  
             Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB
             Arquivos
   

Nenhum comentário: