quarta-feira, 12 de abril de 2023

ITABUNA. HOMENAGEM AO PASTOR E EDUCADOR APOLÔNIO BRITO E POSSE DE ARI MELO MARIANO MARCARAM REUNIÃO CONJUNTA DA ACADEMIA GRAPIÚNA DE ARTES E LETRAS - AGRAL E LOJA MAÇÔNICA 28 DE JULHO




   Uma sessão conjunta da Loja Maçônica 28 de Julho e da  Academia Grapiúna de Artes e Letras (Agral) no salão de eventos daquela instituição maçônica, marcou uma homenagem ao educador Apolônio Brito, que tem 108 anos de idade e foi reconhecido pelos relevantes serviços prestados à educação e à evangelização no Sul da Bahia. Ele recebeu os diplomas de Reconhecimento Maçônico e de professor benemérito pela Agral.  Na mesma solenidade também foi empossado o professor doutor Ari Melo Mariano, que é poeta, autor de vários livros e integrante do Departamento de Engenharia da Produção da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, como correspondente da Agral na capital federal.

  A solenidade teve a participação de representantes da academia, da maçonaria, além de jovens da Ordem Demolay, familiares do pastor e educador Apolônio Brito que também é o personagem central do livro biográfico “Apolônio, o multiplicador”, escrito a quatro mãos por ele, com o acadêmico Samuel Mattos, publicado UESC/EDITUS, além dos pais de Ari Melo Mariano.

 O presidente da Academia Grapúna de Artes e Letras, Samuel Mattos destacou a importância da parceria da academia com a Loja Maçônica 28 de Julho, que abriu o seu espaço de eventos para as reuniões da Agral. Ele falou ainda da trajetória do pastor e professor Apolonio Brito, um homem cuja trajetória foi marcada por ações de evangelização e com uma contribuição efetiva no campo da educação em Itabuna e no Sul da Bahia. Também salientou a posse do poeta Ari Mariano Filho, a quem outorgou o diploma de Membro Correspondente da Agral, em Brasília.

 O venerável Loja Maçônica 28 de Julho, José  Alberto Campêllo Morais Bezerra,  que propôs a ideia da homenagem conjunta ao professor Apolônio Brito salientou que “nós devemos nos dar as mãos e apontar os riscos e os males para a juventude numa sociedade que vive uma seria crise uma crise moral e de valores, um problema que  afeta à família e as instituições, que estão sendo colocadas no segundo plano.” Para ele, o trabalho do professor homenageado  representa “os valores morais que nós queremos resgatar e preservar num período em crise. Acredito que o pastor e educador é um expoente que representa tudo isso, trabalhando com determinação e tenacidade na construção de templos e escolas, nos legando o seu exemplo”. 

 A filha do pastor e educador Isabela Brito agradeceu emocionada à homenagem em nome de Apolônio Brito e da família, lembrando que o seu pai sempre se considerou “um servo indigno de um senhor digno, mas que é um exemplo de como viver com ética, valorizando o amor ao próximo e que ofereceu o melhor em tudo o que realizou”. Disse ainda, que ele vai ser perpetuado pelas muitas obras que realizou na vida das pessoas espalhadas no Brasil e no mundo: “um homem que fez a diferença na própria sociedade e nos lega a sua contribuição.”  O agradecimento terminou com ela interpretando Tocando em frente, de Almir Satter, “uma música que é um espelho da vida do meu pai que chega aos 108 anos acreditando no amor e na paz, enfrentando dificuldades, mas  sempre tocando em frente.”


Fontes: Loja Maçônica 28 de Julho (Itabuna/BA)

             Academia Grapiúna de Artes e Letras - Agral 

Nenhum comentário: