quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

BAHIA. COGITAÇÃO PREVÊ FEDERAÇÃO ENTRE UNIÃO BRASIL, AVANTE E PARTIDO PROGRESSISTAS E DISPERSÃO NO ESTADO












  Da esquerda para direita: ACM Neto (União Brasil), Cacá Leão (PP). 

    Cogita-se na capital administrativa do Brasil, a conexão entre os partidos: Partido Progressistas, União Brasil e Avante. Se o plano for à prática, o primeiro ministro seria o Deputado Federal Arthur Lira (PP de Alagoas), atual presidente da Câmara dos Deputados. Na literalidade, a articulação formaria a maior bancada no Congresso Nacional.
  No cenário atual, com a vitória do petista Jerônimo Rodrigues ao governo do estado da Bahia, os deputados do Progressistas retornaram à base governista. Havendo, pois, a federação, Elmar Nascimento (deputado federal/União Brasil), quer posição de destaque na coalizão. 
  Em matéria veiculada no dia 08 de fevereiro de 2023 no Ba.ba e reforçada pela Coluna Estadão, o ex-deputado federal e atual Secretário de governo da cidade de Salvador, Cacá Leão (PP), reforçou o nome de ACM Neto como um dos favoritos.
   O que fica claro, segundo a Coluna Estadão, é de que o intuito da coalizão das siglas partidárias é a negociação no Senado e Câmara Federal, dos espaços nas comissões. Essa federação teria validade até o ano de 2026, tendo como prioridade a reeleição de 2024 dos prefeitos os quais já ocupam os cargos. Já os mais votados em 2022, terão a predileção, aqueles os quais buscarão a reeleição no ano de 2026.
  Essa aliança provocaria não só a atração/dispersão de deputados, mas também de prefeitos.


Da Redação do Correio dos Municípios (Itabuna/BA)
 
Foto: Matheus Lemos/Ascom: Cacá Leão

Fontes: Ba.ba

              Estadão

              Políticos do Sul da Bahia

Nenhum comentário: