sexta-feira, 28 de outubro de 2022

BAHIA. JERÔNIMO RODRIGUES FOGE DE TODOS OS DEBATES DO SEGUNDO TURNO. MAS A VIDA PREGRESSA DOS CANDIDATOS NA POLÍTICA ESTÁ À DISPOSIÇÃO

  ACM Neto (União Brasil). 

   Mais uma vez o candidato ao governo do Estado da Bahia do (PT), foge dos debates. Fugiu de todos os debates durante o segundo turno das eleições de 2022. A alcunha de "Fujão" ficou com Jerônimo, definitivamente. É o candidato "pipoqueiro" e sem retórica. Não tem capacidade de convencer o eleitorado com a vida política pregressa nem com argumentos, pois defende um partido o qual aparentemente, preza pelo Plano de Poder com a continuação dos Vícios da Máquina Pública.

 Jerônimo Rodrigues é professor. Foi Secretário da Educação. Deixou a Bahia no penúltimo lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb. A cidade de Aiquara, onde Jerônimo nasceu, tem o 5º  pior Ideb da Bahia.  Durante a pandemia, criou obstáculos para distribuir comida para os alunos carentes da rede estadual de ensino. O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) negou o pedido do atual governo do PT em não distribuir a alimentação aos alunos. A Bahia ainda conta com a maior taxa de analfabetos do país. 

  É engenheiro agrônomo, mas como secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR, fechou a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, deixando os pequenos produtores rurais desamparados e pais de família desempregados. Foi secretário na cidade onde nasceu (Aiquara), mas não permaneceu no cargo porque o mandato do prefeito (chapa da qual Jerônimo fazia parte) foi cassado à época.

  A Bahia atualmente é campeã em homicídios no Brasil. Na Saúde, tem a assassina Fila da Regulação do SUS, principalmente aos moradores do interior do estado. Só em Feira de Santana, em 2022,  morreram 339 pacientes aguardando atendimento específico. É o estado com mais desempregados do Brasil. Até a Ford fechou as portas em Camaçari.

   Já Neto (União Brasil), foi Deputado Federal (considerado um dos homens mais influentes do Brasil). Foi prefeito de Salvador, reelegendo-se. Deixou ainda um sucessor, Bruno Reis. Teve a aprovação de mais de 85% dos soteropolitanos. 

  Foi eleito por 8 vezes consecutivas como o melhor prefeito do Brasil entre as 12 capitais. Destinou 80% dos recursos públicos para as áreas mais pobres de Salvador. Construiu obras importantes, como o Centro de Convenções de Salvador, o Hospital Municipal Mater Dei, além da Comunidade Guerreira Zeferina (antiga cidade de plástico), abrigando mais de 260 famílias.

   Ainda durante o mandato de ACM Neto, a cidade de Salvador ocupou o primeiro lugar no acesso à pré-escola (dentre as 12 capitais), segundo o IBGE e PNAD. E essa desenvoltura foi em plena pandemia da Covid-19. Salvador ainda teve destaque na universalização do ensino para crianças entre 4 e 5 anos, exigida pelo Plano Nacional de Educação. 

   Eleitor, compare-os. 


Da Redação

Foto: Correio da Bahia

Fontes: Correio da Bahia, Política Livre, Política ao Vivo, G1      

Nenhum comentário: