domingo, 24 de julho de 2022

ITABUNA EM LUTO. FALECEU O EX-PREFEITO FERNANDO GOMES. O MAIOR NOME DA POLÍTICA DO SUL DA BAHIA

    Faleceu hoje (24), à tarde, em Salvador, o Ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes Oliveira (PTC), aos 83 anos. Fernando estava internado no Hospital Aliança, para tratar de uma bactéria na perna e uma infecção no fígado. Ontem (23), sábado, passou por uma cirurgia (amputação de uma perna), na tentativa de diminuir a infecção. Porém, Fernando não resistiu.

   Fernando Gomes Oliveira, sem dúvidas, é um dos maiores nomes da política do Estado da Bahia, sendo também o maior prefeito da história política de Itabuna de todos os tempos! É muito provável de que não haverá outro nome à altura de Fernando Gomes. Deixou um legado de amor , empreendedorismo e bairrismo por nossa cidade. As maiores obras as quais Itabuna possui, foram construídas com recursos próprios da Prefeitura de Itabuna (Durante os mandatos de Fernando), ou em parceria com os governos estaduais (ACM, Paulo Souto, César Borges). Fernando era como ACM. Odiado por uns, querido por muitos e admirado por todos!

   Até com governos estaduais da chamada Esquerda, Fernando tinha diálogo e responsabilidade política, e as obras eram construídas. Mesmo na Oposição, Fernando Gomes chegou a receber diversas condecorações das Forças Armadas no Governo de João Batista Figueiredo (o último presidente militar). Visionário, enquanto Deputado Federal (1985), apresentou um projeto de Lei, pedindo a criação do Estado de Santa Cruz. Anos depois, outros políticos, seguindo o pensamento de impulsionar a economia e desenvolvimento da Região Sul da Bahia, também pediram a criação da Região Metropolitana de Itabuna e Ilhéus. O projeto é pauta até nos dias de hoje.

   Fernando Gomes marcará para sempre a memória dos itabunenses. Fez com que Itabuna ganhasse ainda mais projeção, com obras grandiosas. Destaque para: Viadutos, Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, Duplicação da Ponte do São Caetano (com ciclovias), Maternidade Esther Gomes, a Primeira Faculdade de Tecnologia e Ciências, Doação de terreno para a Construção do Fórum Rui Barbosa, Nova Sede da Prefeitura Municipal,Vila Olímpica de Itabuna, o Colégio Imeam, largas e extensas avenidas, Usina Asfáltica, Emasa, postos de saúde,  ciclovias, Teatro Candinha Dória (com o 3º maior palco do Brasil), instalação das fábricas (Penalty, Triffil e Kildare, etc). Foi também no Governo de Fernando Gomes, a instalação do Jequitibá Plaza Shopping.

   Fernando foi prefeito de Itabuna pela primeira vez, em 1977, depois do mandato de José Oduque Teixeira. Foi por 5 vezes eleito pelo voto popular como Chefe do Executivo da cidade de Itabuna. Foi também por 3 vezes, Deputado Federal. Fernando também era  agropecuarista. Recentemente, Fernando Gomes declarou apoio à candidatura de ACM Neto, na 50a. Exposição Agropecuária de Itapetinga. 

   O atual prefeito Augusto Castro (PSD), determinou de que o corpo de Fernando Gomes, seja velado nas instalações do Teatro Candinha Dória. O governador Rui Costa (PT), decretou luto oficial de 3 dias, no Estado da Bahia. O sepultamento será na terça-feira (26).

   O Jornal e Blog Correio dos Municípios, solidariza-se com os Amigos, Família e todos os itabunenses, neste momento lamentável  do passamento do maior Prefeito de toda a História Política de Itabuna.

   Que legado...

  Descanse em paz, Fernando Gomes...


  Da Redação.

Nenhum comentário: