Os portadores de Fibromialgia da cidade de Ituberá, têm a partir de agora, atendimento preferencial, mediante a apresentação da Carteira de Prioridade para Pessoa com Fibromialgia. É lei.
Em Itabuna, tornou-se também um direito ao fibromiálgico desde 2021, com a Lei Ordinária 2550, possuindo uma entidade voltada aos portadores da FM, a Associação de Fibromiálgicos de Itabuna e Região - AFIR.
A Fibromialgia, entre vários sintomas, é caracterizada por dores e fraqueza muscular generalizadas, sendo uma doença crônica. Geralmente a FM é acompanhada de fadiga , alterações do sono, do humor e lapsos de memória. Foi reconhecida no Catálogo Internacional de Doença, em 2004, identificada com o (Código CID 10 M79.7), tendo causa desconhecida. Muitas autoridades médicas especulam como causa, a genética, infecções por vírus, entre outras.
Os fibromiálgicos, frequentemente são discriminados por pessoas leigas, ignorantes, ganhando alcunhas pejorativas, como, preguiçosos, opositores, desinteressados, irresponsáveis, problemáticos, etc. Muitas, nunca ouviram falar na doença. Outras pessoas as quais compõem cargos de confiança em órgãos públicos, por ignorância ou desvio de caráter, passam a praticar Assédio Moral com relação aos fibromiálgicos.
O Assédio Moral é crime (com pena de Detenção de um a dois anos, acompanhada de multa) e as Associações responsáveis pela proteção dos portadores da FM, relatam com frequência, o agravo em empresas privadas e públicas, como Secretarias de Governo.
Parabéns, Ituberá. O fibromiálgico merece respeito.
Da Redação
Fontes - Prefeitura Municipal de Ituberá
- Arquivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário