quarta-feira, 13 de abril de 2022

ITABUNA. CARTEIRA PARA PORTADORES DE FIBROMIALGIA (FM)

    De acordo com o Decreto de número 2.550, de 12 de julho de 2021, da cidade de  Itabuna, os portadores de fibromialgia (FM), terão atendimento preferencial nos estabelecimentos públicos , comerciais, de serviços, entre outros, com a apresentação da Carteira de Fibromiálgico. É o mesmo direito o qual as gestantes, idosos e portadores de necessidades especiais, têm. Esse direito passa a vigorar a partir de maio de 2022.

   Segundo a Assistente Social, Pollyana Macedo, do Departamento de Alta e Média Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, 80 portadores da FM, já fizeram o pedido da carteira. O Departamento é o responsável pela confecção da Carteira de Fibromiálgico.

   De acordo com a norma:  “Ficam os órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas obrigadas a dispensar, durante todo o horário do expediente, atendimento preferencial às pessoas portadoras de Fibromialgia”.

   A Fibromialgia é crônica. Entre os vários sintomas, estão a dor muscular generalizada, intensa e incapacitante (muitas vezes resistente ao uso de remédios ), lapsos de memória, fadiga, insônia, inquietação e alterações do humor, bem como, a falta de concentração. Muitos são discriminados pelos ignorantes (necessitados de informações, consequentemente, despreparados para os cargos os quais ocupam), sendo tachados de problemáticos, preguiçosos, faltosos, irresponsáveis, desinteressados. Vale lembrar de que a FM foi incluída no Catálogo Internacional de Doença em 2004, sendo o Código CID (10 M79.7), e de que o Assédio Moral, principalmente nos locais de trabalho, é crime (com pena de detenção de um a dois anos, acompanhada de multa).       

   Os portadores da FM, deverão solicitar o atendimento, levando RG, Comprovante de Residência, Cartão Nacional de Saúde, Relatório Médico e foto 3x4, para que seja oficializado o pedido. O Órgão emissor fica na Policlínica Municipal Dois de Julho, localizado na Avenida Mário Padre, no Bairro Góes Calmon, em Itabuna.


Da Redação

Fontes:  Associação de Fibromiálgicos de Itabuna e Região - AFIR

            Secretaria de Saúde de Itabuna

            O Trombone

            Arquivos do CM

Nenhum comentário: