quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

SAÚDE NA BAHIA. A OUTRA FACE II. CAOS TOTAL. DONA MARILOURDES SANTOS AGONIZA NO HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU

 

   A Saúde na Bahia continua passeando pela contramão no Governo de Rui Costa do PT. Um total desrespeito com os baianos do interior do estado. Uma notória inobservância aos Direitos Humanos, Constituição Federal e Estatuto do Idoso. A situação é mesmo crítica!

 Entre os vários casos de negligência, está o da idosa de 77 anos de idade, Dona Marilourdes Santos, da cidade de Ilhéus, Bairro Hernani Sá. A senhora encontra-se internada na UTI do belo Hospital Regional Costa do Cacau, desde o dia 06 de fevereiro. O hospital é uma obra imponente no espaço físico, mas quando se trata de tratamento humanizado e adequado, parece mais  um "elefante branco". No HBLEM de Itabuna, a mesma novela sem fim.

   Dona Marilourdes paga impostos e é eleitora, mas teve a infelicidade de fraturar o fêmur esquerdo. Foi submetida a exames de raios x, constatando  a urgência em operá-la. mas está internada, faz 15 sofridos dias, tendo o quadro clínico em agravamento cotidiano.   

   De acordo com informações passadas pela neta da paciente, a senhorita Ingrid  Adorno,  quando se completou 9 dias de internamento, a família foi informada de que Dona Marilourdes estava com um quadro clínico de trombose na perna direita e de que seria necessária a amputação do membro, o que aconteceu. O problema agora, está também na perna esquerda da paciente, e já se cogita uma outra possível amputação.

   Salienta ainda a jovem, de que o Hospital Regional Costa do Cacau, passa informações ambíguas, deixando a família ainda mais confusa e desassistida. Num certo momento, afirmam de que já fizeram o pedido da placa, outra hora, de que estão à espera da resposta de uma licitação. Depois, afirmam de que estão à espera da decisão da Secretária de Saúde, Adélia Pinheiro, seguindo assim na fila da Regulação.  

   No meio das indecisões e descaso,  está a paciente Marilourdes Santos, fazendo vômitos de sangue, pois está com uma hemorragia digestiva alta, e sem previsão para a intervenção cirúrgica da perna esquerda, tendo uma forte probabilidade de amputação também dessa perna, pois a interferência médica, custa a acontecer. Arrasta-se de forma dolorosa.

  A família de Dona Marilourdes, entrará com uma manifestação enviada ao Ministério Público, cobrando da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, providências com relação a esse lamentável caso.

   Segundo o Art. 196 da Constituição Federal de 1988 (Carta Magna), a Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para  sua promoção, proteção e recuperação.

   Que vergonha, Governador...

   

Texto de Emadilson de Jesus

Fonte: Família da Paciente de Dona Marilourdes  Santos  

Nenhum comentário: