quarta-feira, 28 de abril de 2021

UESC SE CONSOLIDA COMO UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES ESTADUAIS NO RANKING DO MEC

 

   A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), mais uma vez, faz parte do grupo de instituições de ensino superior que recebeu nota 4 (em uma escala de 1 a 5) no Índice Geral de Cursos (IGC), avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC).

   Quanto mais próxima a nota for de 5, melhor deve ser a qualidade da instituição.  De acordo com o IGC de 2019, foram cerca de 24 mil cursos avaliados entre 2017 e 2019, em mais de duas mil instituições (públicas e privadas).

   Segundo a pró-reitora de Graduação da Universidade, professora, Rosenaide Pereira Ramos, “o resultado alcançado pela Uesc no IGC traduz o investimento da instituição na qualificação do corpo docente, na articulação ensino, extensão e pesquisa (produção de conhecimento); na busca de melhoria dos recursos tecnológicos, na atualização dos currículos e atendimento aos discentes. Para a instituição fica o estímulo para continuar trabalhando de modo a sempre ocupar os melhores lugares nas avaliações das IES”.

   Os dados do IGC levam em consideração 2.070 instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Para que um curso tenha o IGC calculado, de acordo com o Inep, é preciso que a instituição tenha, no mínimo, um curso com CPC calculado no triênio de referência.

   Leva-se em conta, no cálculo do IGC, o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) do triênio 2017-2019, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e a distribuição dos estudantes na graduação ou pós-graduação stricto sensu.

   O levantamento faz parte dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Além do IGC, também compõem a lista o Conceito Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC).


Reportagem do Site Políticos do Sul da Bahia
Postado no Jornal e Blog Correio dos Municípios por Emadilson de Jesus

Nenhum comentário: