quarta-feira, 26 de junho de 2019

Itabuna: Shopping Popular sem estrutura (Elefante branco de Vane), começa a ser demolido

O projeto do Shopping Popular no centro de Itabuna, iniciado no Governo Vane do Renascer (imediações da Praça José Bastos), começou a ser demolido ontem (25), prosseguindo os trabalhos da retirada dos escombros nesta quarta-feira (26). A finalização pode durar até 3 dias e o trânsito encontra-se interditado no local, liberado apenas para pedestres, dentro dos limites de segurança estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros.
   A construção do Shopping Popular começou em 2014 e o investimento inicial estava orçado em R$ 1,9 milhão, passando para R$ 2 milhões, acrescidos de outros custos. Na construção existiam 3 pavimentos, totalizando 150 boxes destinados aos camelôs, os quais ocupam atualmente o "Novo Shopping Popular", inaugurado no Governo Fernando Gomes, situado na Avenida Inácio Tosta Filho, cumprindo todas as normas técnicas de inspeção preventiva, delegadas pela Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.
   O Shopping Popular abandonado servia atualmente de esconderijo para meliantes e usuários de entorpecentes. Outra agravante era o perigo iminente de desmoronamentos de maiores proporções, podendo vitimar de forma fatal os pedestres que por ali transitavam, já que partes desabaram-se em 2016 e 2018.
   Não se sabe como essa obra mal projetada, conseguiu ignorar ou driblar os 5 princípios básicos da Administração Pública, sendo: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade Administrativa, Publicidade e Eficiência. Um total desrespeito no que tange o dinheiro público. Fato comentado pela população em geral e nos meios de comunicação de massa.   
   Segundo o Prefeito Fernando Gomes, no local será inaugurada uma nova praça, trazendo inclusive, novamente, os taxistas. A decisão foi atendida pelo juiz da Fazenda Pública, Ulysses Maynard, após pedido do Ministério Público da Bahia e Prefeitura Municipal de Itabuna. Responsavelmente, agiu o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, em não tocar pra frente, uma obra sem estrutura como essa. Experiente, realizou obras maiores com destreza, todas aprovadas pelos órgãos competentes. 

Texto: Emadilson de Jesus
Foto: Reprodução/Tv Bahia
Outras fontes: G1 Bahia. Rede Bahia de Televisão.
Jornal Correio dos Municípios. Reportagem: Praça será construída no local onde seria o Shopping Popular de Itabuna (22/06/2019).
   

Nenhum comentário: