sexta-feira, 3 de maio de 2019

REABERTURA DO AEROPORTO TERTULIANO GUEDES DE PINHO EM ITABUNA

Pousos e decolagens poderão acontecer a partir da próxima quarta-feira


Do - Diário Bahia -  por Celina Santos  - Mais de 20 anos depois, o Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, em Itabuna, deverá voltar a funcionar a partir da próxima quarta-feira (8). A autorização para o espaço receber aviões de pequeno porte já foi publicada no Diário Oficial, após reforma na pista. Para o funcionário público Olívio Borges, sempre entusiasta pela reativação do equipamento, são inúmeras as vantagens desse momento crucial, não apenas para o município.
“É o coroamento de um grande trabalho, feito em prol dessa reabertura. Itabuna vai ter duas vertentes: antes e depois do aeródromo aberto. Pois vai facilitar a mobilidade dos itabunenses e demais municípios circunvizinhos a se deslocarem para outras cidades, com maior rapidez e segurança; geração de emprego e renda pro nosso município e, principalmente, a utilização da UTI aérea e facilitar o transporte de órgãos”, enumerou ele, com a propriedade de quem sempre encampou uma luta pelo aeroporto de Itabuna.
O presidente do aeroclube, Ricardo Ramos, representa a empresa RR76 Aviation, responsável pelo projeto técnico para a estrutura estar agora em condições de funcionar. “A pista está com capacidade de pousos e decolagens excelente, pode pousar um Boeing. Nós recebemos essa pista em plena capacidade, fizemos umas pequenas readequações técnicas, colocamos essa pista com mil metros por 30 de largura e assim conseguimos fazer a ativação do aeródromo privado que Itabuna tem”, detalhou.
Olívio Borges, sempre entusiasta pelo aeroporto de Itabuna, comemora a reabertura
Importância e resultado

Ele ressalva que, apesar de se tratar de algo privado, o equipamento vai receber a aviação executiva, a Polícia Militar, o transporte aéreo de valores e, como já citado acima, a UTI aérea. “Vai trazer muito desenvolvimento. Agradecemos o apoio do prefeito Fernando Gomes e todo o secretariado. É de suma importância esse aeroporto para a cidade”, acrescentou, referindo-se à reforma na pista, que foi providenciada pela prefeitura.
O prefeito Fernando Gomes, após reunir-se com a equipe envolvida com o projeto, também comemorou. “Estamos com dificuldade de aviação na nossa região; essa é uma hora oportuna. Tem que entender a importância de um aeroporto para uma região. Se tem um problema aqui, pega um jatinho e está no hospital com meia hora”, declarou.
Postado por: Joselito dos Reis

Nenhum comentário: