terça-feira, 15 de abril de 2014

Secretário apresentou a classe empresarial, as ações dos últimos 30 dias

Com o objetivo de cobrar e acompanhar as ações desenvolvidas pelo Poder Público Municipal, a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) recebeu o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins nesta segunda-feira (14), na 16ª Reunião Ordinária. O representante do Poder Público retornou a entidade para apresentar os avanços do setor nos últimos 30 dias, dentre eles o processo licitatório para a construção do Shopping Popular.
O secretário revelou que nos próximos cinco dias será divulgado o resultado do processo de licitação para a construção do espaço, que abrigará os vendedores ambulantes. Segundo José Humberto, se a empresa vencedora estiver com a documentação exigida e assinar de imediato o contrato, a previsão é de que o prédio esteja pronto em seis meses. No mês passado, duas empresas que participaram do processo foram desclassificadas do certame devido a deficiência de documentos.

No encontro, ele revelou ainda que está prevista para o dia 28 deste mês, a abertura da licitação para a instalação de uma unidade do SineBahia em Itabuna, com o objetivo de qualificar profissionais em diversas áreas técnicas. Antes disso, no dia 24, será realizada uma reunião com a nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) para apresentação do Plano de Interiorização das Indústrias em Itabuna, com o objetivo de articular a atração de negócios e investimentos para o município.
Como parte das ações de investimento em geração de emprego e renda, José Humberto revelou que ainda este mês, está prevista a instalação de três empresas, especializadas em granito, plásticos e processamento de resíduos sólidos. Das 16 empresas previstas no projeto de ampliação do Centro Industrial de Itabuna, algumas estarão sendo instaladas e outras, ampliando sua capacidade de atendimento no município, com o objetivo de gerar 3.500 empregos e um investimento de R$ 85 milhões.
Segundo o presidente da ACI, Luiz Ribeiro, o encontro permitiu estreitar a relação com o Poder Público para continuar acompanhando e cobrando, de forma democrática, as ações da secretaria, “e se for interessante, interceder naquilo que for possível”. O secretário ouviu questionamentos e sugestões da classe empresarial, que defenderam uma maior intervenção para a regularização do horário para coleta de lixo, a disposição de vagas para estacionamento e a qualificação de profissionais que estão em atuação no mercado de trabalho.
Parceria
         Durante a reunião, a empresa Cia Júnior de Consultoria firmou uma parceria com a ACI para prestar o serviço de Consultoria Empresarial às Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) associadas à entidade. De acordo com o diretor presidente Lion Nascimento da Hora, a Cia Júnior é uma associação civil com fins educacionais dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Seu intuito é viabilizar o crescimento profissional e pessoal de seus membros, promovendo o contato direto com o mercado de trabalho através da prestação de serviços, a exemplo de planejamento estratégico, plano de negócios, pesquisa de mercado, dentre outros. Os projetos desenvolvidos pela Cia Júnior são orientados por professores, objetivando o desenvolvimento sócioeconômico regional.
Segundo Lion, os valores dos serviços prestados são, em média, 70 % menores do que normalmente é cobrado pelas empresas do mercado, já que não possui fins lucrativos. A Cia Júnior funciona na Uesc, no Térreo do Pavilhão Adonias Filho, Campus Soane Nazaré de Andrade. Mais informações, entrar em contato pelos telefones: (73) 3680-5086 / 9199-9027 ou pelo e-mail:ciajunior@ciajunior.com.br
 Por - Viviane Cabral 

Nenhum comentário: