quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Salva-Vidas de Ilhéus recebem fardas e equipamentos de proteção individual

O kit completo compreende sunga, camiseta, camisa longa, calça comprida, boné, apito, pocket mask e nadadeiras, discrimina. Também estão inclusas no pacote as bandeiras de sinalização que serão utilizadas pelos 34 postos de observação existentes no município.
O prefeito Jabes Ribeiro fez na manhã desta quarta-feira, dia 8, a entrega simbólica do fardamento e equipamentos de proteção individual (EPI) a representantes do Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus. Realizado no salão nobre do Palácio Paranaguá, o ato contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio (Sedic), Carlos Machado (Cacá), os secretários de Administração (Sead), Ricardo Machado, e de Comunicação Social (Secom), Paixão Barbosa, o chefe do Corpo de Salva Vidas, Alexandre Mendonça, e o presidente da Associação dos Salva-Vidas do Município, Joaques Silva.

Na oportunidade, o chefe do Executivo ilheense garantiu que, mesmo com todas as dificuldades, ele e sua equipe seguem trabalhando para reorganizar o município. “Este material, que inclui o fardamento e os chamados equipamentos de proteção individual, será fundamental para melhorar a qualidade do trabalho dos nossos salva-vidas, ampliando, por via de consequência, a segurança e a tranquilidade dos ilheenses e turistas nas praias da cidade”, comentou.
Por sua vez, o secretário de Administração, Ricardo Machado, reiterou que o governo municipal continuará envidando esforços para valorizar ainda mais a categoria na tentativa de seguir aperfeiçoando a prestação dos serviços. “Além de cursos periódicos de capacitação, também temos como meta a execução de projetos importantes, como aquele que disponibiliza motos aquáticas, equipamentos popularmente conhecidos como Jet Skys”, acrescentou.
O chefe do Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus, Alexandre Mendonça, informou que até esta sexta-feira, dia 10, todo o material estará na corporação. “O kit completo, que será entregue a cada um dos nossos 90 salva-vidas, compreende sunga, camiseta, camisa longa, calça comprida, boné, apito, pocket mask e nadadeiras”, discrimina, acrescentando que o pacote também inclui as bandeiras de sinalização que serão utilizadas pelos 34 postos de observação existentes no município. Alexandre Mendonça ressalta ainda que, além de outros benefícios, os salva-vidas da Prefeitura de Ilhéus também têm direito ao auxílio-proteção. “Isso implica no recebimento mensal de R$ 136, 60, o que equivale a 20% do salário mínimo atual, para a compra de protetor solar”, diz.
EPIs - Após agradecer ao prefeito Jabes Ribeiro pelo empenho em melhorar as condições de trabalho da corporação, o presidente da Associação dos Salva-Vidas de Ilhéus, Joaques Silva, elogiou a aquisição do material, destacando, em seguida, que o fardamento será decisivo para auxiliar o processo de visualização dos salva-vidas pelos banhistas. “Além disso, é fundamental salientar a importância dos EPIs para a nossa segurança, o que tornará a prestação dos serviços mais tranqüila e harmoniosa”, enfatizou. Segundo ele, as nadadeiras (pés de pato) permitirão um melhor deslocamento na água, as bandeiras de sinalização serão fundamentais para os alertas de banho livre, atenção e banho proibido, e as pocket masks terão um papel decisivo para a execução de reanimações sem o contato boca a boca, realidade que diminuirá de forma significativa o risco de contágio de doenças, como a hepatite.
Durante a solenidade, Alexandre Mendonça lembrou que, com a chegada da alta estação, a atuação do Corpo de Salva-Vidas foi ampliada. “O nosso efetivo, que cobre uma área de 65 quilômetros, indo de Mamoan até Águas de Olivença, passou a atuar todos os dias, dividido em duas equipes: uma das 8 às 14 e outra das 12 às 18 horas”, informa, esclarecendo que o sistema de seis dias e uma folga semanal é alimentado pelo pagamento de horas extras.
Cuidados – No verão, reforçam os especialistas, é importante observar alguns cuidados básicos com a saúde para evitar possíveis problemas que se intensificam com a exposição excessiva ao sol, como a desidratação e o câncer de pele. Segundo eles, é preciso usar diariamente o filtro solar e a reaplicação a cada hora; beber bastante líquido, pois a pele desidrata no verão; evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes e durante o banho.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 08.01.2014

Nenhum comentário: