sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Dragagem do Porto de Ilhéus será autorizada nesta segunda-feira


O ato vai permitir o início imediato da obra que ampliará a competitividade do Porto, influenciando no aumento da movimentação de carga e gerando um impacto positivo para a economia regional.
A ordem de serviço para o início das obras de dragagem do Porto de Ilhéus vai ser assinada na próxima segunda-feira, dia 13, às 10 horas, em solenidade presidida pelo vice-governador e secretário do Estado de Infraestrutura, Otto Alencar, e pelo prefeito Jabes Ribeiro, com a presença do Secretário da Casa Civil da Bahia, Riu Costa. O ato, que acontecerá no Palácio Paranaguá, sede do governo ilheense, e também contará com a presença do presidente da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças, vai permitir o início imediato da obra que ampliará a competitividade do Porto, influenciando no aumento da movimentação de carga e gerando um impacto positivo para a economia regional.
 
“Vamos ter mais facilidade para atrair um volume maior de cargas, como por exemplo, a soja do Oeste, já que a dragagem vai permitir aumentar o tamanho dos navios que podem atracar no porto do Malhado”, explica o presidente da Codeba, José Rebouças, que vai assinar o contrato com a Ster Engenharia, juntamente com o vice-governador e o prefeito Jabes Ribeiro.
 
O contrato representa um investimento da ordem de R$ 3 milhões, 442 mil, provenientes de recursos próprios da Codeba, que está investindo mais R$ 1 milhão, 147 mil em ações de preventivas e de monitoramento ambiental da obra, através de contrato firmado com a empresa BMA. “Nosso esforço é no sentido de impactar o mínimo possível o meio ambiente, inclusive a preservação da fauna marítima”, ressaltou o diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Codeba, Renato Neves.
 
Com a dragagem, o canal de acesso ao porto, que tem uma profundidade atual de 8,20 metros, voltará para o calado original, de 10 metros, permitindo ampliar a capacidade de carga para a atracação de navios. “É o que chamamos de dragagem de manutenção, já que o objetivo é reestabelecer a profundidade do canal e não ampliá-la, o que já reduz o impacto sobre o meio ambiente”, destacou Renato Neves.
 
A assinatura do contrato para a dragagem do Porto de Ilhéus vai acontecer uma semana após a assinatura do contrato de adesão para os dois terminais do Porto Sul, também em Ilhéus. Na opinião do presidente da Codeba, esse conjunto de obras evidencia o esforço dos Governos Federal e Estadual para dinamizar a economia do Sul da Bahia, com reflexo no desenvolvimento de todo o Estado.
Secretaria de Comunicação (Secom)-Ilhéus – 10.01.14

Nenhum comentário: