quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Exposição fotográfica sobre quilombos está aberta na galeria do Teatro Municipal de Ilhéus


Porto de Trás: imagens de um quilombo urbano” é a exposição fotográfica de Flávio Rebouças, sendo resultado do seu trabalho de conclusão em Comunicação Social- Rádio e TV.


Foi aberta na noite da quarta-feira, dia 11, a exposição fotográfica ‘Porto de Trás: imagens de um quilombo urbano’, na galeria do Teatro Municipal de Ilhéus, numa promoção da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A exposição do fotógrafo Flávio Rebouças, que ficará aberta à visitação pública até o próximo dia 20, é resultado do seu trabalho de conclusão de curso como graduando em Comunicação Social - Rádio e TV. Ele também  integra o estudo exploratório, iniciado pelo Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais – KÀWÉ, nos quilombos do município de Itacaré.
 O ensaio, composto de 50 imagens, relata aspectos da economia tradicional ligada à pesca, e a relação entre a singularidade de uma comunidade tradicional correlacionada com a dinâmica de um bairro periurbano. Reconhecido pela Fundação Palmares como quilombo urbano, o Porto de Trás vem sendo fonte de resistência da cultura de matriz africana, mantendo manifestações seculares, a exemplo do Samba Duro e a festa do Bicho Caçador. E os registros de Flávio Rebouças almejam preservar essa memória visual com inúmeros fragmentos do quilombo, incluindo suas paisagens e seus sujeitos; os eventos contínuos e também as transformações ininterruptas, produzindo, assim, sentimentos e histórias.
 Para isso, a exposição insere seus visitantes na rua de entrada do quilombo e termina no antigo cais que beira o Rio de Contas. Neste sentido, evidencia a importância que a rua possui para seus moradores, uma vez que ela favorece os processos de sociabilidade e de solidariedade, a transmissão de tradições, o entretenimento e a passagem de suas manifestações culturais. Segundo o secretário de Cultura, Paulo Atto, o apoio à iniciativa de Flávio se dá porque “reconhecemos no seu trabalho, além da poesia visual das imagens, um mergulho nos aspectos sociais e culturais da comunidade pesquisada, preservando essas manifestações”.
 Trajetória – O fotógrafo e videomaker Flávio Rebouças tem uma trajetória expoente no audiovisual. Em suas imagens, nota-se o cuidado e respeito pela história que antecede, permite e reverbera o momento capturado. No ano de 2012, foi premiado no Concurso Cabruca de Fotografia, e, em 2013, no Concurso Cultural Fotografe o Brasil, promovido pela IstokPhoto e Canon. As suas 50 imagens, já foram expostas no Foyer da Biblioteca da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e no Centro Cultural Tribo do Porto, e já conta com convites para visitar outras cidades baianas.

Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 12.12.13

Nenhum comentário: