sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Celebração do Dia Mundial do Coração marcado por programação festiva

Dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração e a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, através do Serviço de Cardiologia Intervencionista, celebra a data com a I Caminhada do Coração. Agendada para o dia 5 de outubro, o evento promoverá uma ação social que contará com uma programação completa voltada para prevenção de doenças cardiovasculares e sorteios de check ups cardiológicos. Esta ação social acontecerá  na Alameda da Juventude, Avenida Beira Rio, entre as 7 e 11 horas. 


As doenças isquêmicas do coração, como em todo o sistema cardiovascular do corpo humano,  muito diz sobre os hábitos de vida e controle dos fatores de risco como hipertensão, diabetes, colesterol, obesidade, tabagismo e sedentarismo que estão entre os principais vilões da progressão da doença aterosclerótica; responsável por aproximadamente 40% de todas as mortes em nosso país.

Para o médico cardiologista Intervencionista e Hemodinamicista da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Gláucio Werneck, controlar os fatores de risco sob acompanhamento regular de um médico está entre as importantes ações para se manter um estilo de vida saudável. “É determinante também que o indivíduo mantenha-se fisicamente ativo, tenha controlada sua pressão artterial, glicemia e níveis de colesterol. A adoção de uma dieta saudável  com destaque para a redução da ingestão de sal, controle de peso e a suspensão do tabaco também são determinantes”, declarou Dr. Gláucio.

Programação
Durante a I Caminhada do Coração da Santa Casa de Itabuna, além do passeio previsto, uma série de atividades está agendada para acontecer entre as 7 e 11 horas. Assim, a comunidade presente terá acesso a aulas de alongamento e ginástica coletiva, aferição da pressão arterial, massoterapia, sorteio de check ups.  Toda ação é gratuita e aberta ao público.  

Nenhum comentário: