segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Prefeitura de Ilhéus analisa proposta dos servidores

 Em reunião nesta segunda-feira, dia 19, a Comissão Permanente de Negociação afirmou aos sindicalistas que analisará a proposta da categoria de aplicação da revisão salarial e do piso nacional dos professores.
             Com o objetivo de acabar com a greve dos servidores municipais de Ilhéus, a comissão permanente de negociação da Prefeitura Municipal, reuniu-se mais uma vez com os líderes sindicais, nesta segunda-feira, dia 19, no Palácio Paranaguá. Ficou definido que o governo analisará a proposta da categoria de aplicação da revisão salarial e do piso nacional dos professores e que apresentará, com brevidade, nova proposta, após a formação de uma comissão paritária que deverá discutir a adequação do município à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Também ficou estabelecido que qualquer valor retroativo seja discutido na referida comissão.

O secretário de Administração, Ricardo Machado, considerou que a impossibilidade da presença dos parlamentares e do prefeito Jabes Ribeiro não interferiu na realização da reunião destinada a formalizar a comissão paritária que dará prosseguimento às negociações em torno das reivindicações dos representantes dos sindicatos que representam os servidores de Ilhéus. “Como já havia o nosso interesse em voltar a discutir o assunto com os servidores e acabar de vez por todas a greve para regularizar a prestação de serviços à população, o prefeito determinou que realizássemos esta assentada”, afirmou Ricardo Machado. 
No domingo, dia 18, o deputado estadual Rosemberg Pinto, líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia e articulador da reunião da última quarta-feira, dia 14, avisou ao prefeito Jabes Ribeiro que, devido a outros compromissos, não poderia estar presente ao encontro desta segunda-feira e disse que havia informado da sua ausência também à presidente da Associação dos Profissionais Professores de Ilhéus (APPI), professora Enilda Mendonça.
Os demais deputados convidados, Josias Gomes (PT) e Ronaldo Carletto (PP), também informaram que não poderiam estar presentes e o prefeito Jabes Ribeiro foi convocado pelo seu partido, o PP, para participar da reunião, na manhã desta segunda-feira, dia 19, do governador Jaques Wagner com o Conselho Político da administração estadual. Além do encontro com o governador, o prefeito foi ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), para tentar apressar a resposta à consulta que fez sobre os itens que compõem o índice relativo às despesas com pessoal, fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Participaram da reunião desta segunda-feira, além de Ricardo Machado, o secretário de Planejamento, Joaquim Bastos, o chefe do Gabinete, Victor da Veiga, o gerente de Recursos Humanos, Vladimir Mendes Hughes, e os procuradores Alecksander Alves de Souza (trabalhista) e Ítallo Assunção Cavalcante (administrativo). Estavam na reunião, representando a APPI, Enilda Mendonça, e o Sindicato dos Servidores de Ilhéus (Sinsepi), Luiz Cláudio Viana Machado e Edvaldo Xavier dos Santos.
         Ainda se fizerem presentes o líder do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Sul da Bahia(Sindiacs/ACE), Roberto Lima Machado; membros do Sindicato dos Agentes de Trânsito da Bahia (Sindatran-BA), Fábio Ricardo Araújo dos Santos e Ednaldo Araújo de Assis, e o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais da Bahia (Sindiguarda-BA), Pedro de Oliveiro Santos.  A reunião contou também com a presença dos vereadores petistas Alisson Ramos Mendonça e Gildeon Farias (Dero), e do representante estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Adalberto Galvão. 

Da-assessoria

Nenhum comentário: