terça-feira, 4 de junho de 2013

VANE BATE CABEÇA NA PREFEITURA

Do blog Valcabral
O prefeito de Itabuna, Vane do Renascer (PRB), cansou de tirar uma de jogador de futebol na vila olímpica Fernando Gomes. Já se destacou por fazer belos gols e jogadas em quadra, mas agora, na prefeitura, a impressão geral é de que ele vem “batendo cabeça” – para usar uma expressão futebolística. 

Nas últimas semanas, por exemplo, o prefeito divulgou que faria uma nova “mexida” no time, deslocando titulares para outras posições. Já tinha feito isso com cerca de três meses de mandato. Dias depois, mudou de ideia e desistiu da mudança. Além disso, ele segue criticando a gestão anterior, colocando no colo do antecessor Capitão Azevedo (DEM) a culpa por vir enfrentando tantos problemas. Na semana passada, por exemplo, disse que encontrou “desestruturadas” sete secretarias de peso, incluindo Saúde, Educação, Assistência Social e Desenvolvimento Urbano. Tudo isso está repercutindo mal. Fica parecendo que Vane do Renascer ainda não desceu do palanque e está olhando demais no retrovisor, sem conseguir sequer encarar o adversário dificílimo que ele tem pela frente. 

O discurso de desconstruir a gestão passada pode até ter funcionado no início. Foi inclusive usado fartamente pelos novos prefeitos. Agora, com quase meio ano de mandato, essa fala não “cola” mais. Pior: soa como desculpa, ou “drible”, na população. Era até de se esperar que Vane do Renascer encontrasse dificuldades. Alguns políticos dizem que Itabuna não é para principiantes. Como já dito aqui em outras ocasiões, a cidade tem o maior número de problemas por metro quadrado no Sul da Bahia. A cidade ainda tem uma das menores receitas per capita entre os municípios sulbaianos. E com a queda de arrecadação que atinge todas as prefeituras, o quadro se torna mais dramático. Só não se pode dizer que Vane do Renascer e a equipe desconheciam esse cenário. 

Ele era vereador na gestão anterior, como reeleito. Por oito anos Vane tinha conhecimento pleno da engrenagem na prefeitura de Itabuna. Mesmo como parlamentar de oposição moderada, conheceu a máquina de perto e “por dentro”. Há quem diga que o problema é a inexperiência política e administrativa do prefeito, porque este é, na prática, sua primeira escalação como gestor. Outros citam também a falta de brilho e de “craques” da equipe de governo. Pode ser. Mas é bom lembrar que Vane do Renascer foi eleito prometendo acabar com a mesmice e que governaria apenas com técnicos. Essas promessas o levaram com moral para a prefeitura, mas também se tornaram um peso sobre o prefeito e seu time. E com tantas partidas difíceis pela frente, ele não pode mais culpar o time que já deixou o gramado. A população o escalou justamente para ver gols na gestão.

Nenhum comentário: