Audiência da última terça, quando prefeito fez proposta rejeitada hoje em assembleia (Foto Wilson Oliveira).

Audiência na qual Vane fez proposta rejeitada hoje em assembleia (Foto Wilson Oliveira).
Os professores da rede municipal de ensino em Itabuna rejeitaram proposta de reajuste salarial parcelado e, neste momento, fazem manifestação no centro da cidade. Na terça, 14, o prefeito Claudevane Leite propôs à categoria reajuste de 7,97% parcelado, sendo 5,57 retroativo a abril e 2,4% pago a partir de setembro (relembre aqui). O percentual valeria para todos os níveis. A categoria pede 15% de reajuste.

A decisão foi tomada pelos professores em assembleia realizada no saguão da Câmara de Vereadores de Itabuna, na Beira-Rio. Logo após, os educadores seguiram em passeata pelo centro. Ainda na assembleia, os profissionais decidiram votar indicativo de greve na próxima quarta, 22.

As negociações com o governo foram suspensas. Os educadores também optaram por acabar com a Operação Tartaruga. Pela decisão tomada em assembleia, não haverá aula nas escolas municipais nesta sexta-feira, 17. A presidente do Sindicato, Normagnolândia Guimarães, apontou a existência de verba complementar de R$ 1.453.065,77 para que o município pague o piso básico. Segundo ela, o valor era desconhecido pelos dirigentes municipais. A verba seria uma das razões para manutenção da greve.

O prefeito Claudevane Leite alegou dificuldades para pagar o percentual exigido pelos professores, de 15%, e apresentou contraproposta de reajustes sempre que houvesse aumento no valor repassado pelo Fundeb. A proposta não foi aceita pelos professores.
Do - Seu Pimenta