Pular para o conteúdo principal

Itabuna quer vacinar cerca de 43 mil pessoas contra a gripe



A Secretaria de Saúde de Itabuna pretende imunizar, até o final da Campanha Nacional de Vacinação, no próximo dia 26, 42.743 pessoas contra a gripe. As doses, que reduzem as complicações, internações e óbitos provocados por infecções da influenza, estão disponíveis nas 32 unidades de saúde das zonas urbana e rural e nos postos volantes.



A estimativa é que sejam vacinados 6.695 profissionais de saúde; 22.622 idosos; 4.979 crianças com idade entre seis meses e dois anos; 2.489 gestantes; 5.549 portadores de doenças crônicas,  como de diabetes e hipertensão; além de mulheres no período de até 45 dias após o parto e detentos do Conjunto Penal de Itabuna.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Itana Miranda, destaca que a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado, que são A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. “A vacina da influenza tem a imunidade curta, de 9 a 12 meses. Depois de imunizadas, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias. Quem foi vacinado no ano passado, precisa tomar a dose novamente”, lembra Miranda.

Benefícios
A diretora do Departamento de Vigilância à Saúde de Itabuna, Larissa Pimentel, explica que a vacina tem um impacto muito grande na redução na mortalidade, principalmente em pacientes idosos com casos de pneumonia. Ela assegura que o atendimento é rápido nas unidades de saúde dos bairros e centro da cidade.

A vacinação é gratuita, sendo que os adultos tomam dose única. Já as crianças são imunizadas em duas etapas, com aplicação de meia dose na primeira vez. No mês seguinte, os pais devem voltar ao posto de saúde para que seja aplicada mais meia dose. 

As pessoas com doenças crônicas devem apresentar, no ato da imunização, a prescrição médica. O “Dia D” vacinação acontece em 20, “mas as pessoas não precisam esperar até esta data para ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa para garantir a imunização contra gripe”, finaliza Larissa Pimentel.    

Por - Ailton Silva
Fotos:  Pedro Augusto

16 de abril de 2013

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DR. LINCON PROFISSIONAL DE ALTA RELEVÂNCIA PARA ITABUNA

Vinte Médicos fazem Cirurgias de Cabeça e Pescoço na  Bahia. Em Itabuna apenas, dois Profissionais São Especialistas na Área. (foto) Pouco  mais de20 profissionais especialistas em cirurgia de cabeça e pescoço em toda Bahia, Dois apenas estão em Itabuna. Um deles é Dr. Lincolon Warley, 43 anos, graduado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1992, com especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço na Universidade Mário Pena, TAMBÉM EM Minas Gerais. Um cirurgião de cabeça e pescoço executa  as cirurgias para retirar tumores malignos e benignos desde a pele até a área mais profunda dessas localidades, excetuando-se apenas o sistema nervoso central  que é da orçada do neurocirurgião, e as doenças infecciosas que tem como  responsável o otorrinolaringologista. Cientificamente a garganta  é chamada de via aérea  digestiva. Embora uma área pequena apresenta problemas, principalmente para as pessoas fumantes e que ingerem álcool. Um dos sintomas mais comuns na garganta, é a ro…

Itabuna: Shopping Popular sem estrutura (Elefante branco de Vane), começa a ser demolido

O projeto do Shopping Popular no centro de Itabuna, iniciado no Governo Vane do Renascer (imediações da Praça José Bastos), começou a ser demolido ontem (25), prosseguindo os trabalhos da retirada dos escombros nesta quarta-feira (26). A finalização pode durar até 3 dias e o trânsito encontra-se interditado no local, liberado apenas para pedestres, dentro dos limites de segurança estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros.    A construção do Shopping Popular começou em 2014 e o investimento inicial estava orçado em R$ 1,9 milhão, passando para R$ 2 milhões, acrescidos de outros custos. Na construção existiam 3 pavimentos, totalizando 150 boxes destinados aos camelôs, os quais ocupam atualmente o "Novo Shopping Popular", inaugurado no Governo Fernando Gomes, situado na Avenida Inácio Tosta Filho, cumprindo todas as normas técnicas de inspeção preventiva, delegadas pela Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.    O Shopping Popular abandonado servia atualmente de esconderijo para m…

Susto: Banco Santander de Ilhéus tem princípio de incêndio

Um princípio de incêndio atingiu a agência bancária Santander, na Rua Marquês de Paranaguá, no centro de Ilhéus, na madrugada deste sábado, 11. O fogo começou por volta das 04h20.
De acordo com informações de um cliente que presenciou o sinistro, o fogo começou no setor onde estão os caixas eletrônicos, provocando grande cortina de fumaça no interior da agência. Quando os bombeiros chegaram, ainda havia muita fumaça saindo do local. As chamas foram contidas e ninguém ficou ferido.
Fonte: Fábio Roberto Notícias.