sábado, 28 de fevereiro de 2009

Comissão Municipal de Defesa Civil instala base de combate à dengue


Centralizar as informações e ações de combate à dengue para dinamizar os serviços e melhorar o atendimento prestado à população. Este é o objetivo primordial da base de apoio da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) instalada na tarde da última quinta-feira (26) nas dependências da Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Neto, antigo Sesp, no centro de Itabuna.

O prefeito Capitão Azevedo diz que a a base de apoio irá fortalecer as estratégias programadas pela Comdec, dando maior visibilidade as ações e promovendo uma maior articulação com a sociedade, principalmente buscando o apoio da classe empresarial que poderá contribuir de maneira expressiva para que o trabalho de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue tenha o êxito esperado.

“Além das salas, a base de apoio terá toda uma infraestrutura, com veículos, telefone 0800 e pessoal de apoio, que estarão aptos para atender as demandas apresentadas pela comunidade que, por sua vez, pode contribuir de maneira significativa denunciando os focos do mosquito”, enfatizou o prefeito. Azevedo disse que todas estas iniciativas fazem parte do plano estratégico montado pela Prefeitura por conta da Situação de Emergência vivida por Itabuna, diante de uma eminente epidemia de dengue.

Ele avalia como positiva a resposta que a sociedade civil organizada vem dando às solicitações feitas pela administração municipal. O prefeito citou o exemplo da criação da própria Comissão Municipal de Defesa Civil, bem como a instalação do Conselho Comunitário, formado por presidente de associações de moradores dos bairros.

Para o coordenador da Comdec, Capitão-PM Manfredo Silva Santana, com a instalação da base de apoio o trabalho de combate a dengue no município ganha uma nova dinâmica, possibilitando coletar as informações e formar um banco de dados preciso que permitirá racionalizar as ações, programar visita aos bairros e dar uma resposta imediata, em casos de denuncias de possíveis focos do mosquito. “Teremos condições de identificar as reais demandas, evitando prejuízos ao trabalho da Comissão”, afirmou Manfredo.

Nenhum comentário: