O jornalista Paulo Lima é um munícipe apaixonado pela cidade de Itabuna. Além de um dos maiores oradores do estado da Bahia. É um bairrista assumido e preocupado em manter viva a memória de nossa cidade, da Região do Cacau e de todo o estado baiano. Sempre engajado à arte, cultura e política. Uma verdadeira enciclopédia viva, bem como um homem incansável pelo progresso de Itabuna e sul da Bahia.
Paulo Lima, desde cedo, teve ligação com os movimentos estudantis e o partido político, MDB (antigo PMDB). Um dos homens de confiança de um dos maiores prefeitos da história política de Itabuna, Fernando Gomes (assumindo o Departamento de Comunicação Social), Paulo Lima tem um legado importantíssimo no progresso de Itabuna e região cacaueira. Foi também, chefe de gabinete da Prefeitura de Itabuna, no governo de José de Almeida Alcântara. Paulo Lima tinha apenas, 22 anos de idade.
Recentemente, Paulo Lima tem se preocupado de forma concisa, com os monumentos históricos de nossa cidade. Como exemplo, temos a planta da cidade de Itabuna (doada pela colônia sergipana), localizada na Av. do Cinquentenário - Praça Santo Antônio; o painel criado pelo artista plástico Genaro de Carvalho, sob encomenda para o Banco Econômico e para homenagear Itabuna, localizado no Edifício Comendador Firmino Alves, o qual foi construído com amêndoas de cacau, elogiado à época, pelo filósofo Jean Paul Sarte e Simone de Beauvoir , em visita ao município na década de 60.
O Edifício, era àquele tempo, o maior da cidade, possuindo 3 andares e elevador. Foi inaugurado no dia 29 de julho de 1953, em homenagem ao aniversário de emancipação política da cidade de Itabuna (28 de Julho), reunindo políticos e empresários da Bahia. Atualmente, o painel estava em depreciação, por conta de vendedores ambulantes naquela área. Inclusive, algumas pedras, perderam-se, apesar de um cercado feito anos antes pela FICC. A pedido de Paulo Lima, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania - FICC, remanejou os ambulantes daquela área para um lugar apropriado, sem prejudicar a renda dos comerciantes.
É de preocupação também do Jornalista Paulo Lima, a inclusão da história de Itabuna e das cidades, nas matérias educacionais, de acordo com os documentos oficias os quais regem a Educação Formal, em consonância também com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB , os Parâmetros Curriculares Nacionais - Pcns e leis e recomendações afins.
Entre outras preocupações do Jornalista Paulo Lima, estão: A reativação do Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho e o destaque da mulher em nossa sociedade, sendo reconhecido pela população em geral e pelo partido MDB, recebendo um convite do engenheiro Harrison Nobre (presidente da Comissão Provisória do MDB de Itabuna), à disputa para a ocupação de uma vaga ao Legislativo da Bahia, nas eleições de 2022.
Texto de: Emadilson de Jesus.
Fontes: - Arquivos.
- Fundação Itabunense de Cidadania e Cultura - FICC
- Política da Bahia
- Expressaounica
- Conversas pessoais .
Nenhum comentário:
Postar um comentário