quinta-feira, 11 de março de 2021

SANTA CRUZ DA VITÓRIA. EMBASA ESCLARECE SOBRE QUALIDADE DA ÁGUA

 

   O abastecimento foi suspenso na madrugada do dia 6 de março em Santa Cruz da Vitória e Ponto do Astério, em Firmino Alves, devido a alteração na qualidade da água distribuída pela Embasa. O gosto azedo perceptível na água foi decorrente de vazamento do coagulante (sulfato de alumínio ferroso) utilizado na estação de tratamento de água (ETA) de Floresta Azul, que também pode alterar características percebidas pelo olfato, visão e tato. Quando a empresa verificou a desconformidade no padrão de qualidade da água, orientou os habitantes do município e da localidade de Ponto do Astério, por meio de mensagem em grupos de WhatsApp a descartar a água dos reservatórios domiciliares que estivesse com características fora do normal e avisou à Vigilância Sanitária do município sobre a interrupção do abastecimento e as medidas corretivas que estavam sendo tomadas para retomar o fornecimento de água no município e na localidade em 48 horas.

   No posto de saúde de Santa Cruz da Vitória, a funcionária Vanusa Mafra, informou que, nos dias da ocorrência (5 e 6 de março), não houve registro de pacientes com intoxicação ou irritação na pele. Caso surjam registros desses problemas de saúde no período em que a água apresentou inconformidade no padrão de qualidade, a Embasa vai avaliar, com o auxílio de profissionais de saúde, se há relação de causa de efeito comprovada para que a Embasa cumpra com a responsabilidade de ressarcir prejuízos decorrentes. Após conclusão da investigação sobre as causas da alteração da qualidade da água, a Embasa vai enviar à Prefeitura de Santa Cruz da Vitória e de Firmino Alves um relatório explicando por que o problema ocorreu, quais as medidas emergenciais e corretivas adotadas pelos técnicos da empresa e quais as medidas que serão tomadas para evitar que esse incidente venha a ocorrer novamente.

   Santa Cruz da Vitória é abastecida pelo Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Floresta Azul, pois o município não dispõe de mananciais em condições satisfatórias para abastecimento humano. O SIAA de Floresta Azul, que atende ainda a Ponto do Astério, Firmino Alves e Água Doce, recebeu investimentos para a ampliação de sua capacidade de atendimento e melhoria da prestação do serviço de abastecimento, inclusive com a reforma da estação de tratamento de água (ETA).

  Os usuários que tiverem dúvidas ou reclamações referentes a problemas decorrentes da alteração da qualidade da água ocorrida nos dias 5 e 6 de março, podem entrar em contato com o Escritório Local de Floresta Azul, pelo telefone (73) 3243.2195, para os devidos esclarecimentos ou encaminhamentos.


Reportagem do Site Políticos do Sul da Bahia
Postada no Jornal e Blog Correio dos Municípios por Emadilson de Jesus

Nenhum comentário: