quinta-feira, 1 de dezembro de 2022
ITABUNA. OPERAÇÃO NATAL SEGURO
COARACI. CENTRO DE TESTAGEM DA COVID-19
A Secretaria de Saúde da cidade de Coaraci informa de que o Centro de Testagem da Covid-19 está à disposição da população, funcionando de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 14h00.
O Centro de Testagem da Covid-19 de Coaraci fica na Avenida Joaquim Miguel Gally Galvão, S/N, ao lado da Prefeitura Municipal.
Da Redação
Foto: Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia - Amurc
Fonte: Prefeitura Municipal de Coaraci
CAETITÉ. NOVO NÚMERO DE SOLICITAÇÃO DE AMBULÂNCIAS
quarta-feira, 30 de novembro de 2022
IBIRATAIA. REPOSIÇÃO DE LÂMPADAS EM VIAS PÚBLICAS
A Prefeitura de Ibirataia trabalhou de forma bastante intensa durante a semana no tocante à reposição de lâmpadas nas vias públicas (postes).
Se, porventura, tiver alguma rua sem lâmpada (ou com lâmpada queimada), a Prefeitura de Ibirataia disponibiliza o telefone/zap: (73) 9 9944 - 8395, para que o pedido seja feito diretamente com a Ouvidoria Municipal.
Da Redação
Foto: Prefeitura M. de Ibirataia
Fonte: Prefeitura Municipal de Ibirataia
terça-feira, 29 de novembro de 2022
JUSSARI. ENTREGA DE FARDAMENTOS NOVOS AOS MOTORISTAS
A profissão de motorista é importante como todas as outras desempenhadas pelos seres humanos. Toda profissão complementa as outras.
A Prefeitura de Jussari entregou hoje (29), fardas novas aos motoristas dos carros da coleta de lixo da cidade, como forma de oferecer mais dignidade a esses profissionais.
Os motoristas agraciados com o fardamento, ajudam na manutenção das estradas rurais, fazendo o transporte de máquinas, além da coleta de lixo e entulhos e auxiliando nas obras executadas pelo município. É uma das profissões as quais garantem ao município o equilíbrio da sistematização.
Da Redação
Foto: Prefeitura Municipal de Jussari
Fonte: Prefeitura Municipal de Jussari
segunda-feira, 28 de novembro de 2022
BAHIA. DECRETO RETOMA OBRIGATORIEDADE DO USO DE MÁSCARAS NO ESTADO
Crescimento do número de casos da Covid-19 no Estado da Bahia.
A Bahia retomará a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados e transportes públicos a partir desta terça-feira (29). O decreto que estabelece a adoção das medidas sanitárias contra a Covid-19 será publicado na próxima edição do Diário Oficial do Estado (DOE). O texto inclui ainda a obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacinação para ter acesso a prédios públicos, SAC e Detran.
A medida, autorizada pelo governador Rui Costa, entra em vigor nesta terça-feira em todo o território baiano e tem objetivo de conter a disseminação do coronavírus após o aumento dos casos de Covid-19. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o estado registrou, até esta segunda-feira (28), 5.274 pessoas com a doença.
Onde é obrigatório?
Os eventos seguem com realização autorizada. No entanto, volta a ser exigido o uso de máscara e comprovação de vacina naqueles em que haja controle de acesso e venda de ingressos. A comprovação de vacinação, em todos os casos em que é solicitada, será feita mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo “CONECT SUS”.
A necessidade da comprovação vacinal será obrigatória também para o acesso a quaisquer prédios públicos, nos quais se situem órgãos, entidades e unidades administrativas. Os atendimentos presenciais no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ficam condicionados à comprovação da vacinação e à obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção.
De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, as medidas contidas no decreto visam reduzir o avanço da Covid-19 no estado. “Essas ações, que poderão ser juntadas a outras a depender da evolução da pandemia, são importantes para que a população esteja melhor protegida e para que possamos deixar todos assistidos”, afirma.
. Aumento de casos
A partir desta segunda-feira (28), os boletins epidemiológicos de Covid-19 voltam a ser divulgados de segunda a sexta-feira na Bahia. A decisão foi tomada após o aumento do número de casos em todo o estado.
Na Bahia, nas últimas 72 horas, foram registrados 2.258 casos de Covid-19, 1.564 recuperados e 8 óbitos. Os dados são do boletim epidemiológico desta segunda-feira.
Dos 1.716.905 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.680.599 já são considerados recuperados, 5.472 encontram-se ativos e 30.834 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.
Leitos
"No interior, os números são baixos. Mas pelo histórico de contaminação, esse foi processo da Covid, os números crescem nas maiores cidades e depois vai se espalhando nas cidades do interior", disse.
O número de leitos no Hospital Espanhol, referência no tratamento da doença, vai ser ampliado até o final da semana. "Autorizei aumentar o número de leitos de UTI e clínico no Espanhol, e deveremos chegar ao número máximo possível ainda esta semana. A demanda está crescente e rápida. Vamos avaliar a tomada de medidas a partir dos números [de casos]", explicou.
Texto e Foto: Jornal Correio da Bahia - Salvador
ITORORÓ. PLANO ESTRATÉGICO COM RELAÇÃO ÀS CHUVAS
O prefeito da cidade de Itororó fez uma reunião extraordinária no dia de hoje (28), pela manhã, com a vice-prefeita, secretários e chefes de setores.
O assunto foi para que se crie um plano estratégico com relação ao atual período chuvoso, almejando a prevenção de prejuízos como os acontecidos em dezembro de 2021, quando a região foi assolada por chuvas intensas, deixando desabrigados, desalojados, além de vítimas fatais.
Da Redação
Foto: Internet
Fonte: Prefeitura Municipal de Itororó
sábado, 26 de novembro de 2022
ILHÉUS. ALERTA EPIDEMIOLÓGICO - COVID-19-BQ.1.22
A variante Ômicron da Linhagem BQ .1.22, já circula na cidade de Ilhéus, de acordo com o Alerta Epidemiológico expedido pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica, no dia 25 de novembro do corrente ano.
Os casos foram notificados no Bairro do Malhado, sendo reconhecidos pela Fiocruz, com elevação do número de ocorrências na cidade, apresentando percentual de 482%. Os Órgãos supracitados salientam a importância da prevenção nas Unidades de Saúde, bem como o reforço da vacinação.
Da Redação
Fonte: Departamento da Vigilância Epidemiológica de Ilhéus
sexta-feira, 25 de novembro de 2022
ITABUNA. INAUGURAÇÃO DE UM PESQUE-PAGUE NO BAIRRO SÃO ROQUE
quinta-feira, 24 de novembro de 2022
JUSSARA. SERVIÇOS DE DRENAGEM
quarta-feira, 23 de novembro de 2022
IBIASSUCÊ. INFORMATIVO SOBRE A VACINAÇÃO DA COVID-19
A Prefeitura Municipal de Ibiassucê, através da Secretaria de Saúde, informa de que a vacina da Covid-19, estará disponível para terceira e quarta doses, todas às terças e quintas-feiras do mês de novembro de 2022.
Foi salientado também de que a vacinação ficará nesses dias ou enquanto durar o estoque no PSF da Rua Bahia, durante todo o horário de expediente, ou seja, das 07h30 às 11h40 e 13h30 às 15h40.
Da Redação
Foto: Internet
Fonte: Prefeitura Municipal de Ibiassucê
terça-feira, 22 de novembro de 2022
BRASIL. AUDITORIA DO PL. BOLSONARO VENCEU COM 51,05% NAS URNAS "AUDITÁVEIS"
Relatório aponta erros recorrentes, impossibilidade de registros de votos, possível violação do sigilo do voto por meio eletrônico.
O PL apresentou há pouco os resultados da auditoria que revela pontos graves de falhas em mais de 279 mil urnas dos modelos anteriores ao UE2020, que é auditável por meio dos logs (registros de atividades) das urnas e que, nessas urnas, o presidente Jair Bolsonaro teria vencido as eleições com 51,05% contra 48,95% do ex-presidente Lula.
O estudo foi conduzido pelo engenheiro Carlos Rocha, que deu detalhes de como foi feito. Ele explicou que esse ano houve um avanço grande pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na transparência do pleito, o que foi considerado um avanço.
Rocha lembrou que, em agosto, houve uma reunião das entidades fiscalizadoras e o TSE disponibilizou um glossário das eleições informatizadas, que contém a descrição dos diferentes arquivos gerados pela urna eletrônica.
“Logo após o final do 2º turno, o TSE, numa ação de transparência extremamente positiva, publicou os três arquivos no portal de resultados do TSE. Nesse portal, então, para cada seção eleitoral aparecem três arquivos. O Boletim de Urna, cuja função é permitir às pessoas conhecer os resultados de cada seção e, eventualmente, fazerem testes na totalização. O segundo arquivo, que é o RDV, é o Registro Digital do Voto, que tem como fim, segundo o TSE, permitir uma eventual recontagem, é o arquivo que registra todos os votos. E o terceiro arquivo que o TSE liberou foi o log da urna, que, segundo orientação do TSE, é um elemento importante de auditoria para os partidos políticos e para as entidade fiscalizadoras”, explicou.
Desses três, o mais importante é o log de urna, que funciona como um diário da urna, desde a preparação até o fim do segundo turno.
“O programa lê dois dados, duas informações, diretamente do hardware da urna. Ele lê, digamos assim, a estampa de tempo, que é data hora, minuto e segundo e também lê o número de série da urna, chamado no TSE de código de identificação da urna”, explicou.
Segundo Rocha, essas informações garantem a associação daquele registro de atividade ao equipamento físico que realizou a atividade registrada. Esse foi o aspecto onde foi encontrado o principal problema.
Foram montadas duas grandes bases de dados, uma com todos os dados de todos os Boletins de Urnas e uma com todas as informações de todos os logs das mais de 472 mil urnas.
“Em alguns bilhões de linhas, aparece apenas um número, que é um número inválido, fora da faixa de numeração. Os códigos de identificação da urna, que são o número de série, eles vão até um valor de 2 milhões e pouco e esse número que aparece lá é um número de 67 milhões e uns quebrados”, disse o engenheiro.
Ao cruzar os dados, os técnicos constataram que as urnas modelo UE2020 funcionaram perfeitamente. “São pouco menos de 193 mil urnas, isso dá mais ou menos 40,8% de todas as urnas”, disse Rocha.
No caso das urnas de modelos anteriores, de UE2009 a UE 2015, pouco mais de 279 mil urnas, foram encontrados esse número inválido no local do número de série do equipamento. “Isso é um indício muito forte de falha, de mal funcionamento da urna, porque é impossível associar o registro de cada atividade ao hardware, ao equipamento físico que teria gerado aquela atividade”, explicou.
O engenheiro Carlos Rocha disse que há previsão nas normas do TSE sobre uma verificação extraordinária após o pleito nesses casos. “Por isso é que nós gostaríamos de interagir construtivamente com o TSE e avaliar com eles”.
Outra ocorrência relatada por Rocha é sobre a possível violação do sigilo do voto quando há travamento da urna. “Na hora que a urna trava, em diversos momento isso aconteceu durante a votação de um eleitor, quando esse erro ocorre, a urna trava e registra no log uma linha de atividade com a mensagem de erro, mas que expõe os dados pessoais de eleitores de duas formas, seja no nome completo do eleitor, em torno de 200 ocorrências, seja expondo o número do título de eleitor daquele eleitor que estava votando no momento que a urna travou”.
Quando o travamento acontece durante a votação, normalmente, o mesário é chamado e verifica o travamento, que pode ter sido na tela do voto, desliga o equipamento e religa para resolver o problema, mas o log terá o nome ou título de eleitor daquela pessoa cujo voto pode ter sido visto pelo mesário ou por outra pessoa.
Razões jurídicas
O advogado Marcelo Bessa tomou a palavra para explicar as razões jurídicas que levaram o PL a ingressar com pedido de verificação extraordinário junto ao TSE. Segundo Bessa, é missão institucional dos partidos políticos fazerem essas verificações.
“Esse relatório apontou inconsistências nas urnas fabricadas anteriormente ao ano de 2020. Essas inconsistências são recorrentes em todas estas urnas. Com relação às urnas fabricadas em 2020, essas inconsistências não existem. Segundo foi apurado pela nossa área técnica contratada, essas inconsistências não permitem atestar o resultado ou que aquelas urnas efetivamente registraram o resultado eleitoral ou a vontade do eleitor”, explicou.
Bessa frisou que isso não quer dizer que houve uma fraude, mas “é uma possibilidade de fragilidade” que não garantiria a credibilidade suficiente às urnas com mal funcionamento.
“Nessas urnas de fabricação anterior a 2020, nestas urnas, o resultado eleitoral aponta vitória de um determinado candidato, candidato Lula no percentual de 52% contra 47%. Por outro lado, nas urnas novas, que é possível a certificação plena, esse resultado é diferente. Nesse caso, o candidato Bolsonaro teria 51%, pouco mais de 51% dos votos e o candidato Lula teria 48,95% dos votos”, concluiu.
Do Diário do Poder
JUSSARI. AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DO PLANO INTERMUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Aconteceu hoje (22) na cidade de Jussari, uma audiência pública com a apresentação do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O Plano foi construído em forma de consórcio com a CIMA.
Trata-se de um plano o qual dará suporte para a construção de políticas públicas, as quais buscam qualidade de vida aos moradores da cidade, com o envolvimento de ações como: A coleta de lixo seletiva, descarte adequado dos resíduos sólidos, educação ambiental, abrangendo todas as esferas do município.
Da Redação
Foto: Internet
Fonte: Prefeitura Municipal de Jussari