terça-feira, 6 de janeiro de 2026

ILHÉUS. EMENDA DE R$ 1,5 MILHÃO GARANTE REFORMA DE POSTOS DE SAÚDE

Reforma ESF 001 

 

Recurso destinado pelo deputado federal Márcio Marinho vai requalificar unidades básicas, incluindo ESF I e II do Basílio e UBS do São Miguel

 

 Ilhéus recebe um importante reforço para a área da saúde. O deputado federal Márcio Marinho destinou mais de R$ 1,5 milhão em emenda parlamentar para a reforma de postos de saúde no município, entre eles as ESF I e II do bairro Basílio e a Unidade Básica de Saúde do São Miguel. O recurso vai possibilitar melhorias estruturais, oferecendo mais conforto, dignidade e qualidade no atendimento à população.

 Segundo o parlamentar, a destinação da emenda reafirma o compromisso histórico com Ilhéus e com o fortalecimento da saúde pública básica.
“Esse recurso é muito importante porque vai ajudar a resolver muitos problemas e trazer mais conforto e comodidade às pessoas que precisam da saúde pública. É um prazer atender aos pedidos dos vereadores que atuam diretamente na área da saúde, como Josemar e Éder Júnior, além de contribuir com a gestão municipal, que enfrenta muitos desafios encontrados pelo prefeito Valderico Junior. Tenho um compromisso com Ilhéus e nosso mandato está à disposição”, destacou Márcio Marinho.

  A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, enfatizou a importância da emenda para a reestruturação das unidades. “Essa emenda parlamentar é extremamente importante. Vamos reformar e reestruturar nossas unidades básicas de saúde, melhorando a estrutura física e fortalecendo a qualidade da assistência prestada à população. Desde o início da gestão, a prioridade sempre foi recuperar unidades que estavam sucateadas. Foi um ano muito difícil, porém já iniciamos 2026 com reformas em andamento. Algumas unidades serão entregues agora em janeiro e fevereiro, e outras passarão por reestruturação completa”, afirmou.

 O prefeito Valderico Junior também destacou que a chegada de recursos federais é fundamental para fortalecer a gestão e garantir melhores serviços à população, especialmente diante do cenário financeiro herdado pelo município.

 A emenda parlamentar foi viabilizada com a intermediação dos vereadores Éder Júnior e Pastor Josemar, que atuaram junto ao deputado Márcio Marinho para assegurar os investimentos. A iniciativa reforça o trabalho conjunto entre Legislativo e Executivo em prol da melhoria da saúde pública em Ilhéus.



por ASCOM SESAU

ITABUNA. ANIVERSÁRIO DO JORNALISTA ADEILDO MARQUES SANTOS

  Adeildo Marques

 

 Um dos principais poetas e jornalistas da Região Sul-Baiana


 Hoje (06) é o aniversário de Adeildo Marques Santos, poeta e co-fundador do Clube do Poeta Sul da Bahia. Um dos principais fomentadores da Cultura e Imprensa regionais, sendo o fundador também do Jornal Correio dos Municípios.

  Na política, Adeildo Marques participou dos mandatos do saudoso ex-prefeito, Fernando Gomes Oliveira (na Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Itabuna). Foi vereador também na cidade de Coaraci/BA. No Exército Brasileiro prestou serviço como enfermeiro.

  Na Polícia, foi Delegado de Polícia, também na cidade de Coaraci. E na Justiça,  foi Juiz de Paz Arbitral (casamentos, resoluções de processos de pequeno impacto, além de outros conflitos). À época, nomeado pelo então governador da Bahia, o também saudoso, Antônio Carlos Magalhães.

  Adeildo Marques é pai de Maria Luíza, formanda em Medicina. É primo dos juízes Desembargadores: Dr. Mário Alberto Simões Hirs e Dra. Ana Paola Santos Machado Diniz. Também é parente do ex-delegado da Polícia Federal - em Ilhéus, Rubem Paulo Patury Filho (aposentado).

    Atualmente, é assessor parlamentar, presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia, membro da Loja Maçônica Filhos da Acácia (Coaraci-Bahia), e membro do Lions Clube Internacional.

  Na Academia Grapiúna de Artes e Letras - Agral (respeitada instituição, onde abriga escritores, poetas, juristas, cientistas, comunicadores, produtores, empreendedores culturais e artistas diversos), ocupa a Cadeira de número 08, cujo patrono é Abel Silva Pereira, fundador da Academia de Letras de Ilhéus, em 1959.

   Parabéns, Adeildo Marques! O "Poeta da Chuva."



Da Redação    

sábado, 3 de janeiro de 2026

VENEZUELA. MADURO CAIU

 Veja comunicado da Venezuela após ataque dos EUA | CNN Brasil Nicolás Maduro (À esquerda). Donald Trump (À direita)

 

EM OPERAÇÃO HOJE LIDERADA PELO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS - TRUMP

 

  O ano de 2026 começou com os conflitos acirrados no mundo. Dessa fez, foi a deposição de Nicolás Maduro (agora, ex-presidente) da Venezuela. Para muitos, um ditador que vem negligenciando direitos humanos, fraudando eleições, envolvendo-se com vantagens ilegais  e colapsando a economia venezuelana, após suceder Hugo Chávez, falecido em 05 de março de 2013, deixando como legado, o chavismo.

 Os debates extremistas estão enfatizados nas redes sociais, após os Estados Unidos da América lançarem uma ofensiva a Caracas (hoje pela manhã), capturando Maduro e a esposa, Cilia Flores. Segundo algumas fontes de imprensa e relatos de moradores, o ataque deu-se na madrugada de sexta-feira para sábado (por volta das 02h00), ou seja, 03 horas da manhã, horário de Brasília, com explosões e ataques à base da Força Aérea e forte militar na capital venezuelana, além de outros estados da Venezuela.

 De um lado, o governo venezuelano alega agressão militar por parte dos estadunidenses (atacando do mesmo modo - áreas civis), pedindo, inclusive, uma reação da comunidade internacional. Os Estados Unidos também estariam querendo o petróleo venezuelano. Do outro lado, Trump, alegando de que Maduro além de promover desigualdades sociais na Venezuela, tem também envolvimento com o Narcotráfico, terrorismo e lavagem de dinheiro (corrupção).

 China, Rússia, Coreia do Norte e Irã pronunciaram-se contra a atitude de Donald Trump, enquanto o governo da Argentina comemorou. Quanto à opinião do presidente do Brasil, Lula já havia se pronunciado no mês de dezembro de 2025, de que seria melhor, os EUA e Venezuela resolverem os embates por meio da Diplomacia. À época, Trump pediu a renúncia de Nicolás Maduro, instruindo-o de que fosse para o Brasil ou se instalasse no Irã (Oriente Médio). Proposta recusada por Maduro.

 Segundo ainda algumas fontes da Imprensa estadunidense e mundial, por ora, Trump vai governar a Venezuela até haver uma transição "adequada." Provavelmente, haverá também um julgamento em solo americano e promovido pelo governo dos Estados Unidos. Para muitos, um desrespeito aos acordos internacionais.

  Para muitos estudiosos e críticos, os Estados Unidos querem controlar o petróleo no globo, enfraquecendo também a Organização dos Países Exportadores de Petróleo - OPEP, visto que a Venezuela tem as maiores reservas de petróleo mundiais, deixando indignados também a comunidade latino-americana.  

  Enfatizam ainda de que os Estados Unidos sempre agiram com subterfúgios e segundas intenções para angariarem poder econômico, através de invasões (interesses geopolíticos) e vendas de material  bélico, usando as guerras, deixando o povo local entregue à própria sorte depois das investidas e êxito. Foi assim nas eras: Moderna e Contemporânea, como  na Guerra do Golfo Pérsico, contra o Iraque, Líbia, Afeganistão, Israel x Irã, entre outras. 

   Nos Estados Unidos, nem todos comungam com a invasão ao país sul-americano no dia de hoje (03). Estadunidenses fecharam a Times Square (Nova York) contra Donald Trump, bem como fizeram protestos contra o ataque à soberania da Venezuela e prisão de Nicolás Maduro.   

 

 

Da Redação do Correio dos Municípios

Foto: CNN

Fontes: CNN

              Metro 1

             Jovem Pan

             Arquivos

             Outros