Temperatura deve cair para: - 40 C, - 50 C
Frio intenso e volumes históricos de neve devem provocar apagões, colapso no transporte e riscos à população. Nesta sexta-feira (23), a governadora de Nova York, Kathy Hochul, decretou estado de emergência diante da chegada de uma das mais severas tempestades de inverno dos últimos anos. A combinação de neve intensa, gelo e temperaturas extremamente baixas deve atingir mais de 20 estados americanos e impactar cerca de 170 milhões de pessoas.
“Pedimos que todos se preparem e evitem viagens desnecessárias,” anunciou a governadora com o objetivo de acelerar a mobilização de equipes de resgate, limpeza de ruas e coordenação entre municípios e agências estaduais.
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS), o sistema climático tem potencial para provocar volumes históricos de neve, formação expressiva de gelo e ventos fortes, aumentando significativamente o risco de acidentes, interrupções no transporte e falhas no fornecimento de energia elétrica.
Em Nova York, regiões como Long Island e o Vale do Hudson podem registrar entre 30 e 45 centímetros de neve. Diante do cenário, as autoridades recomendaram que a população evite deslocamentos desnecessários, permaneça em casa e reforce os cuidados contra o frio intenso.
A tempestade se forma a partir do encontro de uma massa de ar úmido com o ar ártico, avançando por um corredor de cerca de 2,4 mil quilômetros, do Texas ao nordeste dos Estados Unidos. Os impactos devem se estender até a próxima segunda-feira (26).
Autoridades federais alertam ainda para possíveis cancelamentos de voos, fechamento de rodovias, atrasos no transporte público e apagões prolongados, especialmente nas áreas mais atingidas pelo acúmulo de neve e gelo.
Do Folha do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário