segunda-feira, 2 de setembro de 2024

ITABUNA. "CADÊ" A UPA-24 HORAS DO FONSECA? É NATIMORTA? VOCÊS AINDA VÃO VOTAR NELES? VOCÊS QUEREM ELES?

 Fachada principal da Unidade de Pronto Atendimento/ UPA-24 Horas (Fonseca). 


O espaço físico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), encontra-se hoje assim, totalmente abandonado.Uma total falta de respeito para com o dinheiro público. Ignoraram os princípios do Direito Administrativo: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. 


   No governo do PT. A Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 Horas (Fonseca) foi planejada para atender moradores dos bairros: São Caetano, Jardim Vitória, Banco Raso, Sarinha Alcântara, Vila Anália, Carlos Silva, Núcleo Habitacional da Ceplac, Jardim Primavera, Jaçanã, Vale do Sol, Santa Clara, Gegéu Rocha, Daniel Gomes, Maria Pinheiro, Novo São Caetano, Pedro Jerônimo e Novo Jaçanã, "desafogando" a UPA do Monte Cristo, onde são atendidos pacientes de Itabuna e cidades vizinhas.
   O Mini - Hospital do tipo II, teria autonomia para atender 300 pacientes por dia (durante 7 dias da semana) , contando com 12 leitos de observação. À época, o Ministério da Saúde chegou a mencionar de que a UPA do Fonseca, resolveria mais de 90% de complicações de saúde, como: derrame cerebral, fraturas, infarto, hipertensão arterial, entre outras demandas. 
   Em 2015, o prefeito era Claudivane Leite (Vane do Renascer) e a UPA fazia parte de um pacote de obras, incluindo mais duas unidades de atendimento voltadas para a saúde e crianças Portadoras de Necessidades Especiais (Avenida Presidente Kennedy), em parceria com a União. 
   Ainda com relação à UPA do Fonseca, funcionariam nos módulos: O setor de administração, central de gás, alojamentos, arquivo almoxarifado, laboratórios, farmácias, salas de raios - X, eletrocardiograma, consultórios médicos, refeitórios, enfermarias, banheiros para funcionários, sala de estabilização, leitos de observação, recepção e triagem, sala de segurança, numa área total de 1.365 metros quadrados, com investimento de R$ 2.342.940,049 (Governo Federal).
   Infelizmente, a obra foi embargada pela Justiça Federal. E os itabunenses sabem muito bem o que aconteceu. Essa obra de extrema relevância está no cronograma ainda? O povo entristecido, enganado e carente dos serviços básicos de saúde (garantidos pela Constituição Federal de 1988) espera por uma resposta.  
   



Da Redação do Correio dos Municípios
Fontes: Arquivos; Bahia OnLine; população local
Fotos: Correio dos Municípios 

Nenhum comentário: