terça-feira, 17 de setembro de 2024

ITABUNA. AUGUSTO CASTRO "PIPOCOU". FALTOU AO DEBATE DA TV ITABUNA - TVI

 

  Augusto Castro - PSD. É por isso que os adversários políticos e munícipes dizem de que Castro só fica em Salvador, usando a Novas Tecnologias - NTICs, para gerir uma cidade da importância de Itabuna. De longe... 









Numa tremenda falta de consideração e desprezo pelos telespectadores (mais de 20 mil on line), eleitores e emissora de TV. Dentre os ente federados, o Município é o mais importante, sendo também a eleição mais importante de um país: as municipais.



     Augusto Casto (PSD) faltou ao debate ontem (16) promovido pela respeitosa TV Itabuna (TVI - a cabo), intermediado pelo repórter de renome, Barbosa Filho (Barbosinha). Barbosa Filho chegou a pensar de que Castro estivesse nas dependências da TV, mas nem explicação o atual prefeito de Itabuna, dirigiu, explicando o motivo pelo qual "pipocou".
    O que Augusto teme? A ênfase no esquecimento do Centro Comercial de Itabuna? Do descaso na Saúde, pois faltavam até remédios básicos no HBLEM, como Dipirona e aparelhos de raios X quebrados e providenciados na última hora? O descaso com os feirantes da Feira do São Caetano? O abandono da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania - FICC? O abandono da Usina Asfáltica e desdém para com a licitação com o intuito de aumentar a capacidade para 250 toneladas de asfalto/hora (idealizado pelo saudoso Fernando Gomes), preferindo parceria com o governo do estado da Bahia (com asfalto "chiclete") e deixando de economizar mais de 50% com o dinheiro público, desempregando 38 pais de família e trazendo operários de fora da cidade, através de terceirizadas? A indignação dos camelôs do Shopping Popular? A UPA do Fonseca, inacabada, entregue às traças? O aluguel de mais de 17 milhões com as Secretarias de Governo e o abandono do espaço físico do Centro Administrativo Firmino Alves? Vergonha em mostrar as reformas das praças da cidade (cercadas de zinco e eleitoreiras)? A falta de atração de indústrias no Centro Industrial de Itabuna - CITA? É o empréstimo de 300 milhões de reais junto ao Fonplata e Banco do Brasil, sem aplicação em obras de forma convincente? É a indagação sobre os Recursos Próprios da Prefeitura de Itabuna? É a auditoria prometida por Pancadinha (se eleito) com relação ao empréstimo tomado no governo de Augusto Castro? É a Emasa? Ou o quê?
    O certo é de que os outros prefeituráveis estavam presentes e mostraram as propostas ao eleitor itabunense. Pancadinha (Solidariedade), Chico França (PL), Isaac Nery (PDT) e Cleonice Monteiro. E no cenário do debate, uma cadeira vazia...
   Itabuna é a cidade mais importante do Sul da Bahia (ou já foi) e urge pela retomada do desenvolvimento. O itabunense está sem a autoestima elevada. Itabuna parou no tempo. São 50 anos de atraso. Se não pode com o peso do pote, para que colocou a rodilha? Gugu, Gugu...



Da Redação 
Foto: Redes Sociais

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

ITABUNA. DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS A PREFEITO NA TV ITABUNA - TVI. É HOJE

 

   A TVI, nesta segunda-feira 16, às 21h00, vai mostrar um grande debate com os cinco candidatos a prefeito de Itabuna. O interessado  pode ter acesso ao canal, através do YouTube. Instagram, Face-Book. TIC-TOK e Twiter (X).

   Com as presenças já confirmadas dos candidatos, segundo o diretor de jornalismo da TVI, Barbosa Filho, estarão presentes: Chico França (PL); Fabrício Pancadinha (Solidariedade); Isac Nery (PDT); Cleonice Monteiro (PSOL) e Augusto Castro (PSD).

  O debate que está sendo esperado com grande expectativa pela população de Itabuna, é uma ótima oportunidade para o eleitor tirar as suas  dúvidas e escolher o  melhor, para confiar o seu voto, no próximo dia 6 de outubro.


Do: expressaounica/Itabuna

domingo, 15 de setembro de 2024

ITABUNA. AUGUSTO CASTRO ABANDONOU O CENTRO COMERCIAL DE ITABUNA. FEZ "VISTAS GROSSAS" PARA O CAOS QUE TOMA CONTA DE UM IMPORTANTE VETOR DA ECONOMIA DA CIDADE E REGIÃO

 




O Condomínio Centro Comercial de Itabuna encontra-se tomado por moscas, baratas, ratos, urubus, buracos, lama, poeira, pedintes, dependentes químicos, sem-teto,  odor de urina e fezes, além das baixas vendas de produtos duráveis e não duráveis (alimentícios). Há também comerciantes endividados e comércios que fecharam as portas literalmente!









Outrora pujante, bastante movimentado e visitado por moradores de toda a região, o Centro Comercial de Itabuna amarga as baixas vendas dos comerciantes, além do descaso do poder público municipal. Deixou de ser referência.  


     O Codomínio Centro Comercial de Itabuna foi inaugurado no dia 15 de janeiro de 1973. À época, os comerciantes da Feira Livre da Praça José Bastos (a maior feira livre de Itabuna), foram transferidos pelo então prefeito Simão Fitermann. A Feira Livre da José Bastos era uma das maiores feiras da região Nordeste do  Brasil, comparando-se a de Feira de Santana, com predominância do atacado sobre o varejo, com produtos de secos e molhados, além de cereais.
     O tempo passou e o Centro Comercial também teve a instalação de comerciantes do ramo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e comércio de confecções, gerando empregos diretos e indiretos, com instalação privilegiada, onde funcionam diversos segmentos do comércio, além da Rodoviária de Itabuna.
    Hoje, encontra-se totalmente abandonado, com feirantes falidos, endividados, além do caos na infraestrutura. Ninguém por lá, tem lembranças de quando houve reforma ou incentivos fiscais, além da necessidade de um programa de microcrédito produtivo orientado, que alcance os pequenos empreendedores formais e informais do local, através de condições facilitadas, com taxas e juros reduzidos e prazos acessíveis de pagamento, promovendo investimento nos negócios e fomentação da economia.
     Os feirantes e microempresários do Centro Comercial de Itabuna estão indignados com a gestão do atual prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). Alguns meses atrás, representantes da Secretaria responsável por essa área, estiveram por lá, fazendo aquele velho "H", com promessas eleitoreiras para "boi dormir". 
    Acontece que os vendedores do Centro Comercial esperam ansiosamente pela eleição municipal, para darem a resposta a qual Augusto Castro (Lero-Lero) merece.
    No Centro Comercial há pais de família e eleitores e que não se esqueceram do abandono da atual gestão municipal. Se depender deles, Augusto Castro (PSD) vai receber "Tábua de Graxa". É a lei do retorno.



Da Redação
Fotos: Correio dos Municípios.
Fontes: Arquivos históricos;
             Expressãounica;
             Outros  

ITABUNA. ANIMAIS DE GRANDE PORTE SOLTOS HOJE À NOITE NO JARDIM PRIMAVERA. É PRAXE EM NOSSA CIDADE.




 Mãe com bebê no colo atravessando a rua. Dois cavalos (ao fundo da foto) passaram pelo mesmo local, antes de serem fotografados na Avenida Manoel Chaves. Foram em direção ao Núcleo de Ceplac.








 Os responsáveis pelo desleixo em deixar animais de grande porte soltos nas ruas, podem ser punidos. O GOPA não é onipresente nem onisciente. E a cidade é grande


   Dois cavalos foram vistos hoje à noite (15) passeando nas imediações do 15º Batalhão de Polícia Militar do Jardim Primavera, com forte iminência de provocação de acidentes graves.
   Como se vê na foto, o trânsito parou na avenida por conta do perigo.  A mãe fotografada com um bebê de colo e duas crianças estavam também na área, com tráfego intenso de carros, motos e até um trator.
   O Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental - GOPA - da Guarda Civil Municipal - é o órgão responsável por fiscalizar animais soltos em vias públicas, mas os donos desses animais são os maiores responsáveis por um possível acidente fatal. Além disso, passam a impressão de que Itabuna é uma cidade retrógrada, de gente irresponsável e mal-educada. 



Da Redação
Fotos: Correio dos Municípios

BRASIL. UNIÃO BRASIL EMPAREDA LULA EM SUCESSÃO DE LIRA

 

Elmar Nascimento (União-BA) (Foto: Ag. Câmara)












    Lula mandou o PT puxar o freio nos planos de já embarcar na campanha de Hugo Motta (Rep-PB) para suceder Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara. O presidente se reuniu com Elmar Nascimento (União-BA) na quarta (11). O baiano é adversário de Motta na disputa. A assessores, o petista disse que, apesar de clima até amistoso, captou o recado: a dor de cabeça que o União Brasil impôs ao governo no início do mandato, com traições em votações importantes na Câmara, poderia voltar.

Trato e destrato

   Elmar saiu com a promessa de Lula de que não iria apoiar publicamente Motta. No mesmo dia, o PT que já costurava apoio, teve que parar tudo.

Tudo ou nada

   Dentro do União Brasil, parlamentares defendem até devolver ministérios caso Lula declare apoio. O partido comanda três pastas na Esplanada.

Queimando a largada

   Além do desgaste com Elmar, Lula teme que movimentos precoces do PT azede relação com Lira, que ainda não formalizou apoio a ninguém.

Distância segura

   O PT baiano sabota apoio do governo a Elmar. Escaldado, Lula diz que vai manter distância do pleito e deixar que os deputados se viabilizem.


Do Diário do Poder

sábado, 14 de setembro de 2024

ITABUNA. AUGUSTO CASTRO ABANDONOU A FUNDAÇÃO ITABUNENSE DE CULTURA E CIDADANIA - FICC. ESPUCRO!

 Sujeira e desdém para todo lado. 



 À direita da foto, fachada da FICC (entrada principal). E à esquerda da foto, a nova entrada, com madeira na diagonal e pregos fincados. No espaço físico funcionam hoje: ponto para usuários de drogas, banheiros, motel e criadouros de Aedes Aegypti (Chicungunya, Dengue e Zika), além de abrigo para insetos e animais, como: escorpião e roedores. Balbúrdia total.


É uma fundação direcionada para a gestão da cultura no município de Itabuna, fomentando por exemplo, as oficinas nos bairros com artesanato, capoeira, música, teatro e afins, tirando crianças das ruas e da exposição à marginalidade.
 

   Visto que Itabuna é uma das cidades mais violentas do estado da Bahia. É assim que a gestão do atual prefeito Augusto Castro (PSD), com o apoio do governo do estado da Bahia (PT), vem tratando a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania - FICC - ao longo dos últimos 4 anos. Só agora, na tentativa de ludibriar o eleitorado, Castro diz atentar às gestões pontuais , como a Escola de Talentos.
   O povo de Itabuna vem presenciando o total descaso para com a cultura e memória da cidade. Na sede da FICC (abandonada), antiga Cadeia Pública e Casa do Artesão (Praça Laura Conceição/Avenida Nações Unidas/centro), encontram-se hoje, documentos jogados ao chão, intempérie, à desgraça, além de fotografias as quais marcaram  acontecimentos primordiais da história de Itabuna, ficando com a culpa, o prefeito, a gestão cultural e a gestão da FICC. Omissão também constitui delito, segundo a Lei.
   O que se comenta é de que a atual gestão municipal reclama de falta de recursos, mas a LOA para a cultura de Itabuna recebeu R$ 14.000.000,00 (quatorze milhões de reais), destinando entre 8 e 8,5 milhões de reais para o Itapedro. Na FICC funciona também a Sede do Conselho Municipal de Culturas Públicas de Itabuna, mas contava com outros espaços abandonados (por conta de goteiras no telhado) como o Teatro Zélia Lessa, onde teoricamente funcionam oficinas, palestras, exibição de filmes e apresentação de peças teatrais. No espaço físico há um palco. Outra reclamação é de que a FICC tem hoje uma gestão voltada apenas para eventos, apontada por algumas pessoas, supostamente com fins patrimonialistas. 
  Alguns instrumentos musicais estão acondicionados no Teatro Candinha Dórea (avaliados em duzentos mil reais), como teclado e violinos e que deveriam ser usados para aulas de música e oficinas para as crianças. Outra agravante discutida por autoridades em Itabuna (incluindo artísticas), é de que nenhum recurso para a FICC foi depositado na conta para  realizar gestão cultural, como recursos para projetos, programas e ações culturais implementadas.
  Vale ainda salientar de que o Fundo Municipal da Cultura, criado em 2014, é o principal mecanismo de financiamento de culturas públicas para o município de Itabuna. Que "coisa macabra", Augusto Castro... E ainda quer a reeleição...




Da Redação
Fotos: Redes sociais
Fontes: TITV (Descaso com a Cultura e Memória);
              Redes Sociais (Vídeos, Blogs, Jornais) 
              Arquivos

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

ITABUNA. SON GOMES DISPARA: - "CADÊ" A USINA ASFÁLTICA DA CIDADE?

 






  Usina Asfáltica de Itabuna, criada pelo saudoso ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes. Quando secretário de Administração, Son Gomes levou asfalto para mais de 32 bairros da cidade.







A Usina Asfáltica de Itabuna encontra-se destruída. Um descaso com o dinheiro público do itabunense, além de gerar prejuízos com asfalto de má qualidade em parcerias com outras usinas, através do governo do estado, com terceirizadas, causando demissões de trabalhadores da cidade, visto que para cada emprego direto são 3 indiretos.


    Pronunciou ontem (11), o candidato a vereador e ex-secretário de Administração Son Gomes. O candidato a vereador do Mobiliza, Son Gomes, esteve ontem na Usina Asfáltica de Itabuna, assistindo de perto ao descaso e a falta de respeito para com o erário público e empregos especializados dos itabunenses na área de asfaltamento de vias públicas.
    Segundo o atual gestor Augusto Castro (Lero-Lero), a prefeitura realiza o maior programa de pavimentação asfáltica do município em parceria com o governo do estado da Bahia, dizendo que através do Projeto de recapeamento ou de aplicação de concreto betuminoso a quente - CBUQ, na operação de pavimentação asfáltica da cidade é o mais intenso da história, mas Son desmentiu com veemência e segurança, o suposto sucesso  da tal parceria. 
    Son Gomes foi categórico em afirmar de que Augusto Castro (PSD) demitiu 38 funcionários da Usina Asfáltica de Itabuna, que estava funcionando plenamente no final do último governo do saudoso ex-prefeito Fernando Gomes, além de desperdiçar mais de  50% do dinheiro público e empregando funcionários de outras cidades. A Usina dos itabunenses, inaugurada por Fernando, operava com 120 toneladas de asfalto por hora. Eram carregados 12 caminhões truck/hora, asfaltando inclusive na gestão de Son Gomes (como secretário de Administração), mais de 32 bairros de Itabuna.
   Son Gomes ainda afirmou de que 70% do asfalto aplicado atualmente em Itabuna, vem da Conder (estado da Bahia), tornando mais onerosas as obras aos cofres públicos. As denúncias de gastos exagerados, inclusive, foram proferidas por outras autoridades políticas do município.
    O candidato a vereador Son Gomes (que também é irmão do ex-presidente da OAB/Bahia, Dinailton Oliveira), relembrou de que a primeira usina asfáltica inaugurada por Fernando Gomes (primeiro mandato) tinha capacidade para 10 toneladas de asfalto/hora, ampliada para 120 toneladas/hora. No último mandato, Fernando Gomes em parceria com Son Gomes, deixaram uma licitação em andamento, com o intuito de deixar todos os bairros de Itabuna pavimentados, com a geração de 250 toneladas de asfalto por hora, gerando empregos diretos e indiretos, economia aos cofres públicos e resolvendo o problema da trafegabilidade e com impactos positivos na saúde dos munícipes.
   Por que não levaram adiante a licitação? Patrimonialismo e/ou clientelismo? Conchavos? Comenta-se a dúvida na cidade inteira.
   O itabunense não é "burro". Sabe de que essa pavimentação de última hora e com "asfalto chiclete" é eleitoreira. E quem elege prefeito é a periferia, esquecida por 4 longos anos.

 
Da Redação
Fotos: Correio dos Municípios

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

ITAPETINGA. VAGAS DE EMPREGO PARA AMANHÃ (12)

 Itapetinga-Bahia


Vagas do Dia - SineBahia

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Carteira de Trabalho física ou Digital, RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, além de certificados de cursos, se assim desejar.

Essas são apenas algumas vagas disponíveis e estão sujeitas ao limite de encaminhamentos. Para consultar a lista completa, o trabalhador deve comparecer à unidade de seu município.

VAGAS DE ITAPETINGA PARA DIA 12/09/2024

OPERADOR DE CAIXA
Ensino Médio Completo
Disponibilidade de horário
Residir em Itapetinga
01 VAGA

ELETROTÉCNICO
Residir em Itapetinga
Ensino Médio Completo
Curso Técnico na área com 200 horas
Disponibilidade de horário
Conhecimento em Pacote Office
Vaga com benefícios
01 VAGA

MECÂNICO DE MANUTENÇÃO
Ensino Médio Completo e
Disponibilidade de horário
Vaga com benefícios
01 VAGA

AUXILIAR EM LINHA DE PRODUÇÃO (PCD)  
EXCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA  
Não exige experiência 
Necessária apresentação do Laudo Médico   
05 VAGAS


Fonte: SineBahia

ITABUNA. PERIGO. ANIMAIS CRUZANDO A BR 101 E ADJACÊNCIAS

 

Esses cavalos da foto estavam próximos ao antigo Motel Carinhoso.







Condutores e transeuntes. Todo cuidado é pouco...


   Animais quadrúpedes de grande porte (cavalos), foram vistos hoje (11) cruzando a BR 101 (imediações da ponte que dá acesso ao Viaduto Paulo Souto), causando preocupação e risco iminente de acidentes até fatais. É bom ressaltar de que a BR 101 é a principal rodovia do país, com bastante movimento não só de carros pequenos, mas de motocicletas, ônibus, caminhões e carretas, além da travessia de pedestres, pois cruza a zona urbana da cidade.

  Na Avenida Manoel Chaves (perto da BR 101 também), outros cavalos foram vistos à solta. Vale salientar de que o responsável por deixar animais de grande porte soltos nas ruas, pode ser punido. O Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental - GOPA - da Guarda Civil Municipal - é o órgão responsável por fiscalizar animais soltos em vias públicas. Passadinha por lá, antes que o pior aconteça



Da Redação

Foto: Correio dos Municípios 

terça-feira, 10 de setembro de 2024

BRASIL. DEPUTADO CRITICA ESQUERDA POR OBSTRUIR PROJETO DE ANISTIA. "INTERESSE NÃO É A JUSTIÇA"

 

Deputado Rodrigo Valadares (União-SE) - Foto: divulgação.











Relator do Projeto, deputado diz que texto é essencial para pacificar o país

   Deputados federais enalteceram o avanço do Projeto de Lei que concede anistia aos presos dos atos de 8 de janeiro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, mas lamentaram que a oposição de esquerda tenha impedido que a pauta avançasse a ponto de ser aprovada já nesta quarta-feira.

  Para o deputado Rodrigo Valadares (União-SE) , relator do projeto, a anistia é essencial para pacificar o país e evitar que penas desproporcionais sejam usadas como ferramenta de perseguição política.

  “Hoje poderia ter sido um dia histórico para a justiça e a reconciliação nacional, mas, infelizmente, a esquerda preferiu obstruir o andamento da pauta. O que vimos no 8 de janeiro foram atos que, sim, tiveram vandalismo, mas em nada se assemelham a um golpe de Estado. Precisamos da anistia para reparar essas penas desproporcionais e evitar que o sistema judicial seja usado para vingança política. O interesse da esquerda não é a justiça


Do Diário do Poder

sábado, 7 de setembro de 2024

BRASIL. INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. 07 DE SETEMBRO

 

Pintura do quadro: Independência ou Morte - Pedro Américo (Fonte: Internet)




  Segundo algumas fontes históricas, o "grito" da Independência foi um acontecimento simbólico, e o local não se sabe ao certo. Também não houve multidão, mas sim, uma meia dúzia de pessoas. Os cavalos também não existiam, porém, burros. D. Pedro e os demais não vestiam trajes pomposos. O quadro: "Independência ou Morte", foi confeccionado pelo pintor Pedro Américo. A Independência do Brasil, aconteceu na verdade, na incumbência concedida a  D. Leopoldina (austríaca), esposa de D.Pedro I, nomeada como chefe, após receber um ultimato, convocando o Conselho do Estado do Rio de Janeiro, em 02 de Setembro de 1822. 

  Neste sábado  (7), é celebrado o Dia da Independência, um dos principais acontecimentos históricos e um marco para o exercício da cidadania no país. Há 201 anos, em 1822, Dom Pedro de Alcântara de Bragança - à época príncipe regente do Brasil - proferiu o célebre grito “Independência ou morte!”, às margens do Rio Ipiranga.

 Embora tenham ocorrido batalhas de resistência, a data marcou o rompimento com Portugal e deu início à trajetória do país como nação independente. O Brasil tornou-se um Império, do qual Dom Pedro foi nomeado Imperador. No entanto, a independência só foi reconhecida pelos portugueses em 1824, após mediação da Inglaterra. 

 Apesar dos historiadores não terem certeza se efetivamente Dom Pedro realizou o “grito do Ipiranga”, a data é considerada uma das mais importantes para o país. Após a independência, aconteceu, em 1889, a Proclamação da República e, atualmente, o Brasil é uma democracia reconhecida internacionalmente.

Feriado

 O Dia da Independência se tornou feriado nacional pela Lei n° 662/1949, durante o governo de Eurico Gaspar Dutra. O feriado nacional do Dia da Independência é marcado por comemorações públicas nas grandes cidades. São programados desfiles com a participação das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), escolas, instituições e entidades civis. As celebrações de 7 de Setembro são expressivas, reunindo milhares de pessoas todos os anos.


Texto do Tribunal Regional Eleitoral - PR

Foto: Wikipédia

Linha Fina: Correio dos Municípios - Itabuna/BA

Fontes: TRE/PR; Uol, Portal do Futuro, Portal Paralelo, outras

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

BRASIL. 50% DOS BRASILEIROS DIZEM NÃO CONFIAR NO TRABALHO DOS MINISTROS DO STF



  Sede do Supremo Tribunal Federal (Foto: Nelson Jr/ STF.)





Desconfiança subiu seis pontos em três meses


   Levantamento Atlas/Intel divulgado mostra que subiu o número de brasileiros que declaram não confiar no trabalho e nos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Há três meses, 44% dos entrevistados diziam não confiar, enquanto 45% declararam confiar. No levantamento mais recente, a desconfiança disparou: 50% dizem não confiar e 47% dizem confiar.

   Aqueles que disseram que não sabem eram 12% em maio e 4% na pesquisa de setembro.

   A pesquisa foi realizada pela AtlasIntel de 3 a 4 de setembro de 2024. Foram entrevistadas 1.617 pessoas via internet. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.


Do Diário do Poder

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

ITABUNA. PACIENTE DO HOSPITAL DE BASE NECESSITA DE DOAÇÃO DE SANGUE. TIPO: O SEU

 

 Beatriz Santos Batista. Internada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães - HBLEM.


"Sedes uns para com os outros benignos e misericordiosos." Efésios: 4-32.







    A paciente Beatriz Santos Batista, natural da cidade de Buerarema, necessita de doação de sangue (de qualquer tipo sanguíneo, segundo relatou a família). Beatriz foi diagnosticada com Lúpus faz 3 anos e está bastante debilitada.
   O ponto de doação é na Rua Antônio Muniz, 200, centro de Itabuna. A família disponibilizou o seguinte telefone para contato: (73) 98839 - 4370 .
     O lúpus, ou Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), é uma doença inflamatória autoimune que pode afetar vários órgãos e tecidos do corpo, como pele, articulações, rins e cérebro.

   O lúpus é uma doença rara que afeta mais mulheres do que homens, e mais adultos jovens do que crianças e idosos.


Da Redação

terça-feira, 3 de setembro de 2024

ITABUNA. SON GOMES VISITA SHOPPING POPULAR DE ITABUNA E OUVE DENÚNCIAS DE COMERCIANTES. ORDEM DE DESPEJO?

 

Shopping Popular de Itabuna













Novamente Son Gomes voltou a ser bem recebido pelo povo trabalhador. O povo reconhece o trabalho de Son Gomes quando secretário de Administração no governo Fernando Gomes.



   Hoje (03), o candidato a vereador (Mobiliza) e ex-secretário de Administração de Itabuna, Son Gomes, visitou o Shopping Popular de Itabuna na Avenida Inácio Tosta Filho e saiu indignado com os relatos dos comerciantes direcionados à Prefeitura de Itabuna (Gestão Augusto Castro).
   Segundo o comerciante A.G.S (não quis divulgar o nome por medo à represálias), o Shopping Popular está com os aluguéis atrasados faz mais de 6 meses e os responsáveis pelo prédio, supostamente já mencionaram de que pretendem entrar com uma ação judicial (ordem de despejo) contra a Prefeitura de Itabuna. O prédio pertencia ao empresário e político, o saudoso José Oduque Teixeira.
   Essa problemática é antiga e Son Gomes conhece muito bem. Foi Fernando Gomes (in memoriam), os secretários: Son Gomes e Jorge Vasconcelos (Jorge Tomate), que deram uma situação confortável àqueles trabalhadores, pois o Shopping Popular prometido pelo antigo prefeito Vane do Renascer, foi demolido por erros estruturais na obra, inclusive o segundo andar havia desabado, tendo o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, punido Vane por irregularidades no projeto. O prejuízo à época aos cofres públicos foi de mais de dois milhões de reais. A denúncia foi apresentada pelo ex-prefeito Fernando Gomes e acatada pelo TCM e Ministério Público do Estado da Bahia - MPBA.
   Son Gomes afirmou que essa situação é  um absurdo! Recebeu também da classe trabalhadora daquele local, os agradecimentos pela atenção e decisão acertada de resolver o problema naquela ocasião, já que Son Gomes era o secretário de Administração de Fernando Gomes. Son Gomes ainda afirmou: "Se o povo de Itabuna confiar em mim (no Legislativo) e em Pancadinha (como prefeito), os trabalhadores do comércio do Shopping Popular, das Feiras Livres e do Centro Comercial de Itabuna, terão respeito e condições dignas de trabalho. E a Indústria de Itabuna voltará a crescer, atraindo fábricas e gerando empregos. Itabuna retomará o caminho do progresso."




Da Redação
Foto: expressaounica (arquivo)