sexta-feira, 16 de agosto de 2024

ITABUNA. PESQUISA PARA PREFEITO APONTA AUGUSTO CASTRO À FRENTE. SERÁ ASSIM NAS URNAS ?



 À Esquerda da foto: Fabrício "Pancadinha"(Solidariedade) x Augusto Castro (PSD) 










Em maio de 2024, outra pesquisa realizada pela "Ampla Pesquisas", na zona urbana (mais de 40 bairros) e duas localidades da zona rural, ouvindo 598 pessoas, com nomes citados (estimulada), Pancadinha liderava com 28,5% contra 24,2% de Augusto Castro (PSD), além da liderança em rejeição do atual prefeito em 29,9% .



   Foi divulgada ontem (16) uma pesquisa para prefeito de Itabuna, realizada em parceria da AtlasIntel e A Tarde, ouvindo 803 eleitores na cidade entre os dias 02 e 08 de agosto de 2024, com margem de erro de 3pp +/-, com nível de acerto, segundo a pesquisa, de 95% .
  Segundo a pesquisa, Augusto Castro (PSD) aparece com 50%; Pancadinha (SD): 28,2%; Chico França (PL): 14,4%, seguido por Isaac Nery (PDT), com 7,4%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral - TSE, com o número: BA - 00714/2024.
  O óbvio é de que está muito cedo para afirmar quaisquer cenários apontando vitória do atual prefeito, diante do descaso em vários setores, como a  Educação. A Fundação Itabunense de Cidadania e Cultura - FICC foi totalmente abandonada, ficando algumas obras atribuídas na cidade ao governo do estado da Bahia (a velha "ponga"), com a maioria inacabada e criticada por muitos políticos e munícipes, como eleitoreiras.
  Os entraves no transporte coletivo com ônibus teoricamente "seminovos" e travando nas ruas, continuam. O atraso na entrega das reformas de praças (cercadas de zinco) e feiras livres, também. A feira livre do São Caetano ultrapassou o limite da paciência. Muitas pessoas faliram ou estão endividadas, pois deveria ser concluída em 6 meses, porém faz quase dois anos. Augusto recebeu, inclusive, a alcunha de "Lero-Lero".
   Itabuna nunca reelegeu prefeito e quem elege prefeito e vereadores é a periferia. Em vários bairros, as pessoas tiveram de fazer mutirão através de "vaquinhas", como em trechos do Maria Pinheiro, fazendo encanação de esgoto e pavimentação nas ruas com cimento. A zona rural está esquecida. O Alto Bonito, Serrado e Ribeirão Seco, continuam sem escola, rede de água, posto médico. Reza o ECA de que as crianças devem ter escolas perto de casa e proporcionais à demanda. As estradas estão esburacadas, comprometendo o escoamento das mercadorias e a economia locais, promovendo um êxodo rural nunca visto antes. E o pior. As pessoas mudam-se para outros estados da federação.
   Na Roça do Povo, houve melhoria na estrada, apenas  no início do ano letivo. E até à Sede. Nas outras estradas vicinais, como a da Fazenda Boa Setença, não houve melhoria. E ainda há uma velha conversa entre alguns "augustinianos"de que é melhor manter o atual prefeito, porque é apoiado pelo governo da Bahia, além do Federal.      O compromisso do prefeito deve ser baseado nos Princípios da Administração Pública. As obras licitadas e em andamento terão de ser entregues. É lei. Quanto à cultura, o "Itapedrão" será mantido, qualquer que seja o prefeito eleito. Vale salientar de que a festa deve ser melhor organizada e de que os adeptos de outras religiões merecem o devido respeito, como assegura a CF.
   A Saúde, vale a pena enfatizar de que anda lado a lado com o governo da Bahia. Chegou a faltar no Hospital de Base, até Dipirona e fraldas descartáveis, além de problemas absurdos no Parque Tecnológico, como aparelhos de ressonância magnética e "raios X" quebrados, com solucionamento após cobrança dos munícipes através dos meios de comunicação. Houve também o esquecimento do Centro Comercial de Itabuna e do Parque Industrial (Ferradas). 
   Itabuna votou contra Jerônimo Rodrigues (PT). Votou contra a Fila da Regulação do SUS (A fila da morte) principalmente para com o povo do interior baiano. Votou contra o desemprego, a violência e educação de má qualidade, classificada na penúltima posição no cenário brasileiro. O povo lembrar-se-á de que o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT), apoiador do atual prefeito de Itabuna, foi secretário de Desenvolvimento Rural - SDR (sendo engenheiro agrônomo) e fechou a Empresa Baiana de Alimentos - EBDA, deixando pais de família e pequenos produtores rurais desempregados. Foi secretário de Educação (sendo professor) e deixou o Ideb em penúltimo lugar. Foi secretário em Aiquara (cidade natal), mas teve a chapa cassada. 
   De acordo com o histórico político de Itabuna, essa parceria vai ser rota. Itabuna sempre votou contra ao desdém dos governos estaduais e a enganação (através de "elefantes brancos")  de que fazem boa parceria com os prefeitos em regência.




Da Redação do Correio dos Municípios

Foto: Cacau News

Fontes: Pauta.Blog;

             OFFNNEWS;

             Arquivos

Nenhum comentário: