segunda-feira, 1 de julho de 2024

ITABUNA. INAUGURAÇÃO DE MONUMENTO EM FERRADAS EM HOMENAGEM AO ESCRITOR JORGE AMADO



 


    No último dia 29 (sábado), foi inaugurado o monumento o qual faz homenagem ao escritor Jorge Amado (2a. Geração Modernista na prosa), em Ferradas, terra natal do romancista.

  Jorge Amado nasceu em Ferradas no dia 10 de agosto de 1912, escrevendo na carreira literária, 49 livros, traduzidos para 80 países e 49 idiomas, também em braile e em fitas gravadas para portadores de necessidades visuais. Foi também o autor brasileiro mais adaptado para o cinema, televisão e teatro.

 Jorge Amado era bacharel em Direito, mas nunca exerceu a profissão. Ocupou-se nos segmentos da política, jornalismo e literatura, sendo o autor com mais obras vendidas no mundo (no estilo romance ficcional).

  Estiveram presentes na inauguração, vários políticos, com destaque a Zem Costa, um dos mais esforçados na realização de construir o monumento, bem como os membros da Academia de Letras de Itabuna (Alita) e Academia Grapiúna de Artes e Letras (Agral), como a delegada de Polícia, Dra. Lisdeili Nobre, o presidente da Agral, Prof. Dr. Samuel Leandro Oliveira de Mattos e o Sr. Washington Farias de Cerqueira (membro-fundador da Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna.

  No ensejo, Dra. Lisdeili Nobre (membro da Agral/Cadeira 07), enalteceu o trabalho dos artistas plásticos: Durval e Renne, responsáveis por trazer à vida a estátua de Jorge Amado, quando terá em breve a inauguração. Desejou também que o monumento continue a inspirar e refletir a importância de nossas raízes culturais.



Da Redação 

Fotos: Rede Social: Lisdeili Nobre

Fontes: Rede Social (Lisdeili Nobre); Wikipédia; Arquivos      


Nenhum comentário: