Clóvis de Figueiredo Leite (Kokó)
* 06/09/1951
T 19/02/2024
Algumas fontes midiáticas, confirmaram de que Kokó havia feito o transplante de fígado há 15 dias, pelo qual esperava há dois anos, tendo o quadro de saúde agravado nas últimas 24 horas, tornando a recuperação clínica irreversível.
Kokó, apesar de ter nascido no estado do Rio de Janeiro, amava Itabuna (chegando em 1972), bem como toda a Região do Cacau , consolidando-se como um dos maiores cantores nacionais, à frente da Banda Lordão por mais de 50 anos. Em 2022, Kokó recebeu da Câmara Municipal de Ilhéus, a Moção de Congratulação aos 50 anos dedicados à música regional e pelos 70 anos de idade completados pelo cantor.
Em 2023, Kokó recebeu a homenagem da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia - Alba, a maior honraria da Casa, que foi a Comenda 2 de Julho pela contribuição indelével à cultura do nosso estado. Amigos itabunenses de Kokó, lamentaram profundamente a morte irreparável do cantor, como Rosildo do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.
Rosildo Ribeiro enfatizou de que fica um vazio imenso, pois Kokó era um grande amigo e parceiro das causas sociais e do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. "Ele só não fazia transfusão de sangue. Kokó fazia as campanhas para doação de sangue para os demais pacientes, beneficiando Itabuna, Região do Cacau, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo". Kokó também era parceiro de outras campanhas na área da Saúde, como o Mutirão do Diabetes.
Para o músico/compositor Elivandro "Mister Cuca", Kokó deixa um legado de amor pela música, talento e alegria contagiantes. No "Lordão Garante, Dance", houve a parceria entre Cuca e Kokó, com a música: "Jyo Non Vivo Sem Você" (yo no vivo sin usted/eu não vivo sem você) , além de outras tantas parcerias na cultura regional.
O Jornal e Blog Correio dos Municípios lamenta profundamente a passagem de Kokó, solidarizando-se com os amigos, família e fãs, mas tendo o conforto de que Kokó está ao lado de Nosso Pai Celestial.
Da Redação
Foto: Internet
Fontes: Assembleia Legislativa do Estado da Bahia - Alba; Câmara de Vereadores de Ilhéus; Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania - FICC; Santa Casa de Misericórdia de Itabuna - SCMI; Arquivos; outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário