quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

ITABUNA. DINAILTON OLIVEIRA CONFIRMA PREPARO EM ENTREVISTA À RÁDIO DIFUSORA - COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DA CIDADE


 Dinailton é adepto do diálogo na política, sem vaidades nem rixas, tendo o bem-estar do povo como prioridade. Defende a união dos representantes políticos dos municípios que compõem a Região do Cacau, para que nossa região tenha força política para ter representação: Chapa estadual, de governador, vice-governador e senadores.


 

 

No Programa : A Voz do Povo - Com a entrevistadora e articuladora política - Maria Alice


   Durante entrevista cedida hoje (03) ao Programa: A voz do Povo - Rádio Difusora, o pré-candidato a prefeito de Itabuna, Dr. Dinailton Oliveira, reafirmou o compromisso de mudança da prática política, que, infelizmente, hoje tem sido corriqueira, com desapreço total aos princípios da Administração Pública: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

  Criticando a atual gestão municipal, enfatizou que o gestor faz gastos desnecessários, demonstrando desapreço a todos nós, já que os recursos pertencem ao povo de Itabuna, com alugueres de valores altos, de salas e espaços para serem ocupadas por secretarias e órgãos públicos municipais, mesmo tendo o município possuindo espaços suficientes para acolher toda a estrutura governamental.   Salientou ainda sobre as obras públicas suspeitas de superfaturamentos, como exemplo, a reforma da Praça José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó), com custo de mais de quinhentos mil reais, a feira do São Caetano, com custo de mais de dez milhões de reais, além dos semáforos instalados recentemente em algumas vias principais da cidade (composto de plástico) com custo elevadíssimo. 

  Disse ainda que não pode compreender esses gastos excessivos com os semáforos nesse momento em que bairros periféricos de nossa cidade têm necessidades urgentes de infraestrutura mínima para diminuir os seus sofrimentos. Vê-se por esses pontos que a atual gestão não preza pelos princípios administrativos da Eficiência e Moralidade na aplicação dos recursos do povo.

  Pronunciou também de que sendo bem aplicados e com critérios objetivos, os recursos municipais dão para bem atender aos vários setores, como Educação, Saúde e Infraestrutura mínima. "Aplicando bem os recursos, não faltarão atendimentos necessários à nossa população." - Acrescentou Dinailton.

   No setor educacional, defende a mudança de metodologia de ensino, com reciclagem e valorização dos professores para transformarem nosso município em referência educacional em nosso país. Quanto ao desenvolvimento, Dinailton acentuou que por meio do Cooperativismo, iremos resolver o grave problema do desemprego em nossa cidade, enfatizando também que fortalecerá a agricultura familiar para amenizar a fome na nossa periferia.

   Dinailton fez duras críticas ao marasmo pelo qual a cidade de Itabuna passa, como o desemprego, escolas fechadas, a constante falta d´água em boa parte de nossa cidade, além da falta de importância dos atuais gestores com relação à Barragem Horácio Sodré (Itapé-Bahia), obra realizada pelo Governo do Estado. "Vemos com tristeza, uma cidade que não atrai mais indústrias nem gera empregos no comércio como outrora", - enfatizou Dinailton,  dirigindo também críticas às promessas "eleitoreiras", peculiares em finais de mandato, na intenção de ludibriar o eleitor. 

  Com relação ao empréstimo tomado pela Prefeitura de Itabuna junto ao governo da Bahia e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata - FONPLATA - Dinailton Oliveira foi enfático a apontar desnecessário o empréstimo, pois Itabuna arrecada um bilhão de reais, sendo a única cidade da Bahia a ter um superávit de duzentos milhões de reais.

  No tocante a atual prática política, Dinailton disse que infelizmente, em pleno século 21, ainda verificamos a prática tradicional de fazer política, o "rouba mas faz" - expressão de Paulo Junqueira Duarte em depreciação ao adversário político, o ex-governador de São Paulo, Ademar de Barros. "Temos que mudar essa prática" - disse.  Acrescentou ainda de que a prática política que queremos, é a que coloca o povo como prioridade, mostrando um eficaz Plano de Governo, com aplicação de recursos municipais de forma transparente, e com aplicação nas prioridades do povo. Itabuna hoje, assim como grande parte das cidades brasileiras, perdeu o rumo do progresso, por priorizar cargos e conchavos entre grupos políticos, encontrando o povo distraído e conformado. Dinailton afirmou de que com a distração dos munícipes, somos coniventes a permitir uma prática absurda de desrespeito ao erário público. O atual "modus operandi" da Máquina Pública é inaceitável.     

  Ainda na entrevista, Dinailton lembrou o legado do pai, o saudoso Daniel Gomes de Oliveira (ex-deputado estadual), além do tio, o também saudoso ex-prefeito de Itabuna (por 5 mandatos), Fernando Gomes de Oliveira. O exemplo de honra e trabalho da família Gomes, reúne o empreendedorismo, o amor pela política e por Itabuna, deixando uma marca indelével na história da nossa cidade. Salientou também o tio Nilton Baiano (médico e ex-secretário de Saúde no estado do Espírito Santo e deputado federal por 3 mandatos). A vocação política e crença na força do trabalho e a vontade de ajudar o povo, está no DNA da família Gomes.

  Dinailton também relembrou a tentativa da criação do estado de Santa Cruz (projeto do então deputado federal Fernando Gomes - década de 80), como forma de alavancar o progresso da região sul-baiana e a cidade de Itabuna, semelhante à criação da Região Metropolitana de Ilhéus-Itabuna. Maria Alice chegou a pronunciar de que muitas pessoas vêem-no como um possível representante do fernandismo (pelos laços sanguíneos e pela forma empreendedora de gerir). Vale ressaltar de que o "fernandismo" ainda é muito forte em Itabuna. 

   Dinailton também comentou sobre a passagem na presidência da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia e na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (Seção Bahia), com trabalhos voltados à população carente, além da lisura na gestão (deixando dinheiro em caixa). Vale ressaltar de que na administração de Dinailton, a OAB - Seção Bahia - serviu de exemplo/modelo às outras seccionais de outros estados da Federação, quando criou a Primeira Comissão de Proteção de Defesa dos Afrodescendentes (apoiando os movimentos populares), a Comissão de Direito Ambiental, de Direito Previdenciário, da Jovem Advocacia, e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

   Dinailton também lutou pela celeridade nos Processos Judiciais, pela melhor estruturação do Poder Judiciário, na defesa da advocacia do interior baiano, e pelo respeito às prerrogativas da advocacia, considerado pela maioria dos causídicos e população em geral, como o maior presidente da OAB/Bahia da história daquela entidade.


Da Redação - Emadilson de Jesus

Foto: Internet

Fontes: OAB/Bahia

             Rádio Difusora

              Arquivos 

Nenhum comentário: