quarta-feira, 29 de novembro de 2023

ITABUNA MAIS TRISTE. FALECEU O EX-PREFEITO JOSÉ ODUQUE TEIXEIRA

 




 José Oduque Teixeira havia completado 100 anos de idade no último dia 18 de outubro. Era membro de várias associações na cidade, bem como, a Maçonaria Areópago Itabunense, onde alcançou o grau máximo: 33 




   Faleceu nesta madrugada de quarta-feira (29) na própria residência, o empresário e ex- prefeito de Itabuna, José Oduque Teixeira. A "causa mortis" não foi divulgada pela família.

  O corpo de Oduque está na Câmara de Vereadores de Itabuna. Houve uma cerimônia reservada à família às 11h00, e ao meio-dia, o velório foi aberto ao público. O sepultamento será amanhã (30), no Cemitério Campo Santo de Itabuna, às 11h00.

  Como prefeito de Itabuna, deixou um legado admirável, tendo como marcas, a honestidade e visionarismo, possuindo obras imprescindíveis na área da infraestrutura da cidade (como a duplicação e pavimentação da Av. Princesa Isabel no Bairro São Caetano, aterramento da Av. Beira Rio (da Ponte Miguel Calmon  "Marabá" até o Príncipe Hotel, calçamento do Bairro Pontalzinho,a primeira camada de asfalto da Av. do Cinquentenário, entre outras), tendo como secretário de Obras, o engenheiro Fernando Vita. Ressalta-se também, de que quando Itabuna passava por um período de desemprego acentuado, Oduque em campanha com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - Ceplac, atraiu a instalação de uma unidade da Nestlé no Parque Industrial, gerando emprego e renda (para cada emprego direto, são 3 indiretos), além de outras empresas. Àquela época, o secretário de Administração era o saudoso ex-prefeito, Fernando Gomes Oliveira. 

  Oduque também foi o responsável pela aquisição do prédio da Prefeitura Municipal de Itabuna (onde hoje funciona a Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC.

   Sem dúvida alguma, José Oduque Teixeira está eternizado (não só em nome de logradouro público), mas como um dos maiores empreendedores e gestores de Itabuna e Região do Cacau, como assinalam os anais da história político-administrativa da fase contemporânea sul-baiana, zelando pelo erário público municipal (sem quaisquer denúncias de escândalos) e em consonância com os Princípios da Administração Pública.


Deixará saudades eternas!


Da Redação

Fontes: Prefeitura Municipal de Itabuna

             Arquivo (Correio dos Municípios/Itabuna)

Nenhum comentário: