Oduque, comemorando cem anos profícuos e bem vividos.
José Oduque Teixeira é sergipano da cidade de Ribeirópolis. Chegou a Itabuna, no início da década de 1940.
Foi comemorado hoje (18) na Associação Atlética Banco do Brasil - AABB - Bairro São Judas Tadeu, em Itabuna, o centenário do ex-prefeito da cidade (1973-1976) e empresário, José Oduque Teixeira. Oduque tem relevantes serviços prestados à cidade de Itabuna e Sul da Bahia, quando gerou empregos na área industrial e comercial, com empreendimentos no setor automobilístico, midiático (jornal e rádio), além de posto de combustível e cacauicultura.
Como prefeito de Itabuna, deixou um legado admirável, tendo como marcas, a honestidade e visionarismo, possuindo obras imprescindíveis na área da infraestrutura da cidade (como a duplicação e pavimentação da Av. Princesa Isabel no Bairro São Caetano, aterramento da Av. Beira Rio (da Ponte Miguel Calmon "Marabá" até o Príncipe Hotel, calçamento do Bairro Pontalzinho, entre outras), tendo como secretário de Obras, o engenheiro Fernando Vita. Ressalta-se também, de que quando Itabuna passava por um período de desemprego acentuado, Oduque em campanha com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - Ceplac, atraiu a instalação de uma unidade da Nestlé no Parque Industrial, gerando emprego e renda (para cada emprego direto, são 3 indiretos), além de outras empresas. Àquela época, o secretário de Administração era o saudoso ex-prefeito, Fernando Gomes Oliveira.
Sem dúvida alguma, José Oduque Teixeira está eternizado (não só em nome de logradouro público), mas como um dos maiores empreendedores e gestores de Itabuna e Região do Cacau, como assinalam os anais da história político-administrativa da fase contemporânea sul-baiana, zelando pelo erário público municipal (sem quaisquer denúncias de escândalos) e em consonância com os Princípios da Administração Pública.
Parabéns, Oduque!
Texto de Emadilson de Jesus
Foto: Diário Bahia
Fontes: Diário Bahia;
Blog Costa do Cacau;
Arquivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário