quinta-feira, 7 de setembro de 2023

BRASIL. INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. 07 DE SETEMBRO


  Pintura do quadro: Independência ou Morte - Pedro Américo (Fonte: Internet)



   Segundo algumas fontes históricas, o grito da Independência foi um acontecimento simbólico, e o local não se sabe ao certo. Também não houve multidão, mas sim, uma meia dúzia de pessoas. Os cavalos também não existiam, porém, burros. D. Pedro e os demais não vestiam trajes pomposos. O quadro: "Independência ou Morte", foi confeccionado pelo pintor Pedro Américo. A Independência do Brasil, aconteceu na verdade, na incumbência concedida a  D. Leopoldina (austríaca), esposa de D.Pedro I, nomeada como chefe, após receber um ultimato, convocando o Conselho do Estado do Rio de Janeiro, em 02 de Setembro de 1822. 

  Nesta quinta-feira (7), é celebrado o Dia da Independência, um dos principais acontecimentos históricos e um marco para o exercício da cidadania no país. Há 201 anos, em 1822, Dom Pedro de Alcântara de Bragança - à época príncipe regente do Brasil - proferiu o célebre grito “Independência ou morte!”, às margens do Rio Ipiranga.

 Embora tenham ocorrido batalhas de resistência, a data marcou o rompimento com Portugal e deu início à trajetória do país como nação independente. O Brasil tornou-se um Império, do qual Dom Pedro foi nomeado Imperador. No entanto, a independência só foi reconhecida pelos portugueses em 1824, após mediação da Inglaterra. 

 Apesar dos historiadores não terem certeza se efetivamente Dom Pedro realizou o “grito do Ipiranga”, a data é considerada uma das mais importantes para o país. Após a independência, aconteceu, em 1889, a Proclamação da República e, atualmente, o Brasil é uma democracia reconhecida internacionalmente.

Feriado

 O Dia da Independência se tornou feriado nacional pela Lei n° 662/1949, durante o governo de Eurico Gaspar Dutra. O feriado nacional do Dia da Independência é marcado por comemorações públicas nas grandes cidades. São programados desfiles com a participação das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), escolas, instituições e entidades civis. As celebrações de 7 de Setembro são expressivas, reunindo milhares de pessoas todos os anos.


Texto do Tribunal Regional Eleitoral - PR

Foto: Wikipédia

Linha Fina: Correio dos Municípios - Itabuna/BA

Fontes: TRE/PR; Uol, Portal do Futuro, Portal Paralelo, outras

Nenhum comentário: