sexta-feira, 11 de agosto de 2023

ITABUNA. REQUALIFICAÇÃO DA PRAÇA SANTO ANTÔNIO - COM A PRESENÇA DO PREFEITO AUGUSTO CASTRO - O ORADOR FOI O HISTORIADOR PAULO LIMA

 





 Praça Santo Antônio (Centro de Itabuna), considerada o Marco Zero da cidade.


   

   Aconteceu ontem (10), em frente ao Café Pomar, a entrega de requalificação da Praça Santo Antônio, centro de Itabuna. O pedido de requalificação foi fruto do vereador Israel Cardoso (Agir) "recomendação do jornalista Paulo Lima", atendido pelo prefeito Augusto Castro (PSD), através do Projeto Praça Viva, que vem reformando as praças da cidade de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo - SIURB.

    A Praça Santo Antônio é uma das mais importantes da cidade, pois ali estão o busto do fundador de Itabuna, o Comendador Firmino Alves, além da planta da cidade - em granito - (doada pela Colônia Sergipana). A Praça é considerada o "marco zero" da cidade e foi construída no ano da emancipação política de Itabuna (1910), muito antes da existência da Avenida Cinquentenário, pois ali ficava o final da Rua J.J. Seabra, imediações da residência de Adolfo Maron.

   Na reforma da Praça Santo Antônio, ocorreram a instalação de meios-fios, implantação de piso tátil, plantas ornamentais, substituição de algumas letras de bronze (obra do artista plástico Renato Afonso Marques Sousa "Renart"), além de bancos novos.

  A Praça Santo Antônio estava completamente abandonada, causando preocupação aos itabunenses, principalmente ao orador e historiador Paulo Lima, criador do Senado (Café Pomar) e do Clube dos Pensadores de Itabuna. O "Senado" vem causando repercussão positiva no Brasil inteiro. Atualmente, os prefeituráveis passam por uma sabatina, expondo os planos de governo para o próximo sufrágio, bem à moda dos Cafés Parisienses, onde as decisões políticas eram tomadas. O "Senado" fica em frente à Praça Santo Antônio (marco zero de Itabuna).

  Na entrega de requalificação da Praça Santo Antônio (ontem), diversas autoridades estiveram presentes, como o prefeito Augusto Castro (PSD), secretários de governo, vereadores, advogados, jornalistas (com ênfase a Paulo Lima e Adeildo Marques "Presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia" -  sempre preocupados em manter viva a memória histórica  e política de Itabuna), bem como munícipes e comerciantes em geral.

   Paulo Lima, com discurso eloquente  (no estilo do poeta da Terceira Geração Romântica - com as denúncias sociais e inclinação ao Realismo, Castro Alves), abriu como de praxe, o cerimonial, citando o poeta romano Ovídio, o Comendador Firmino Alves, além de enaltecer o progresso de Itabuna, chamando-a de "Selva de Pedra," numa demonstração de carinho, bairrismo e gratidão.


Parabéns, Itabuna!


Texto de Emadilson  de Jesus

Foto: Prefeitura Municipal de Itabuna

Fontes: Prefeitura M. de Itabuna.

              Cedoc/Uesc

              Outras   

Nenhum comentário: