Vista parcial da cidade de Itabuna
Itabuna teve a emancipação política em 28 de Julho de 1910, desmembrando-se da cidade de Ilhéus. Possui uma população total (Censo 2022), de 186.708 habitantes. Infelizmente, perdeu habitantes.
Itabuna destaca-se como polo regional em diversos setores, tais como: médico, prestação de serviço, zona industrial (ênfase para um poliduto e gasoduto), e na educação, possui alguns dos melhores centros educacionais da Bahia. Está instalada também na cidade, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com a reitoria e o principal campus, além de diversas faculdades particulares. A cidade de Itabuna, em sincronia com Ilhéus, forma um aglomerado urbano na classificação de capital regional B, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), obtendo o 3º melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado da Bahia, de acordo com os dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - (0,712 - alto, PNUD, 2010). Aqui também está o maior teatro do Norte e Nordeste do país, o Teatro Municipal Candinha Dória, sendo o terceiro maior do Brasil, pela dimensão, beleza e imponência.
Itabuna é a sétima cidade mais populosa da Bahia (era a quinta) e a trigésima segunda da Região Nordeste do Brasil (já foi a décima), sendo também uma das cidades mais verticalizadas. É cosmopolita. Possui um comércio forte e tradicional, avançando ainda mais na economia, com a inauguração do Jequitibá Plaza Shopping (ano 2000), um dos maiores do interior da Bahia, atraindo empresas de todo o Brasil, gerando emprego e renda. É sem dúvidas, a maior cidade do Sul da Bahia. Tem um PIB (IBGE, 2018), de R$ 4 081 367 , 41 mil, e PIB per capita de R$ 19 184, 77. Na Imprensa, possui 3 emissoras de TV (afiliadas de grandes emissoras nacionais), sendo uma a cabo, além de várias emissoras de rádio (AM/FM), jornais e blogs.
Itabuna é Terra Natal do Escritor Jorge Amado ( segunda geração modernista na prosa), citada em muitos romances, especificamente: Gabriela , Cravo e Canela e Terras do Sem Fim, além de: O Menino Grapiúna (Livro de memórias, autobiografia do escritor).
Itabuna é conhecida carinhosamente por: "Capital do Sul da Bahia", "Capital do Cacau", "Capital da Região do Cacau", "Cidade Universitária".
Parabéns, Itabuna! Parabéns povo itabunense/grapiúna!
Homenagem da Equipe do Jornal e Blog Correio dos Municípios.
Texto: Emadilson de Jesus.
Fontes: - Wikipédia.
- Arquivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário