sábado, 6 de maio de 2023

ILHÉUS. EDUCAÇÃO CONTINUA COMO REFERÊNCIA







Secretária de Educação de Ilhéus: Eliana Oliveira (Lora)

 

   A Educação da rede municipal de Ilhéus continua como referência regional e no estado da Bahia. Na gestão do atual prefeito Mário Alexandre (PSD), tendo à frente da Secretaria de Educação - Seduc, a professora Eliana Oliveira, a Educação avançou significativamente nos últimos anos.

  Além da valorização dos profissionais, com qualificação através de cursos, oficinas e palestras, o corpo discente (protagonista do aprendizado), também foi beneficiado de forma extraordinária. A taxa de aprovação evoluiu, o que se pode perceber através por exemplo, do Prova Brasil (assimilação dos conteúdos nas matérias de língua portuguesa e matemática).

 Para se ter uma ideia do progresso educacional no município de Ilhéus, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb - nos anos finais, elevou-se para a nota 4.1. No começo da atual administração, estava em 3.4. Já nos anos iniciais, apesar da pandemia da Covid-19, a nota manteve-se em 4.6, graças as estratégias para prosseguir com o ensino satisfatório, com a utilização, por exemplo, das Novas Tecnologias, Ntic´s. Os alunos não ficaram sem atividades e a docência continuou especializando-se de forma remota.

 Os espaços físicos escolares também passaram por reformas, totalizando 81 escolas requalificadas e/ou construídas. A merenda escolar está mantida de forma pontual, e os profissionais de educação tiveram aumento considerável no Vale-Alimentação, pois estava em defasagem fazia anos.

  No último dia 20 de abril de 2023, o prefeito Mário Alexandre assinou a lei de número 4212/23, autorizando o pagamento indenizatório (precatórios) dos profissionais de Educação do município de Ilhéus.

 

Da Redação

Foto: Secretaria de Educação de Ilhéus - Seduc

Fontes: Secretaria de Educação de Ilhéus - Seduc; Arquivos.   

Nenhum comentário: