sexta-feira, 12 de maio de 2023

BRASIL. DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A FIBROMIALGIA

    Muitos fibromiálgicos sofrem assédio moral de chefes (empresas públicas e particulares), secretarias de governo (em todas as esferas), com alcunhas de preguiçosos, irresponsáveis, fingidos e opositores. Lamentável a ignorância, pois a Fibromialgia (FM) é uma doença incapacitante, crônica e sem cura, com a CID M79.7 (de acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS), afetando os homens também. O portador da FM, além das dores insuportáveis, sofre com a exposição (pois não pode negar a doença que tem), além do preconceito e perseguições no ambiente de trabalho. Muitos denunciam no Sindicato de Classe, formalizam Boletim de Ocorrência em Delegacias e entram com processo judicial, além da divulgação na Imprensa. É um direito o qual os assiste.


   O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a Lei 14.233 de 2021, que está publicada no Diário Oficial da União. A norma tem origem no PLS 351/2016, da então senadora Ana Amélia (RS). 

   fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta em dores no corpo todo, principalmente nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles, por longos períodos. Junto com a dor, a doença também causa fadiga, distúrbios do sono, depressãoansiedade, dificuldade de memória, concentração e alterações intestinais

Causas

 Ainda é não se sabe o que causa fibromialgia. Porém, já é conhecido que a pessoa que sofre com a síndrome possui maior sensibilidade à dor, o que pode estar relacionado ao sistema nervoso central. Desta forma, nervos, medula e cérebro fazem com que qualquer estímulo doloroso tenha sua intensidade aumentada.  

Nenhum comentário: