quinta-feira, 20 de outubro de 2022

BAHIA.DESEMPREGO TAMANHO G

  A Bahia ocupa o 1º lugar no cenário nacional do desemprego


   A Bahia mantém-se firme no primeiro lugar no Ranking do Desemprego Nacional. É o Desemprego tamanho G. Mas não é de gente, como sempre destaca o atual governo do PT na Bahia.  É "G"de gigante.  

   O pior é que até agora, o candidato petista Jerônimo Rodrigues não sabe explicar através do Plano de Governo, como tirar a Bahia dessa posição vergonhosa. O PT está no governo do estado da Bahia faz 16 longos anos.

   Só no segundo trimestre de 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, o estado da Bahia apresentou a taxa de 15,5%. Esse número está muito acima da taxa nacional, a qual ficou estabelecida em 9,3%. A situação ainda é pior, pois os trabalhadores do setor informal não estão inclusos nesse número, principalmente as pessoas do interior do estado, detentoras de renda de origem dos empregos públicos, como prefeituras, bem como, pensão, aposentadoria e auxílio do governo, como o Bolsa Família/Auxílio Brasil.

   Só na cidade de Camaçari e região metropolitana de Salvador, com o fechamento da Ford em 2021, a situação ficou constrangedora, com o registro da queda de arrecadação no setor de comércio. A conta é simples. Para cada emprego direto, são gerados 3 indiretos. Segundo ainda o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, o fechamento do Complexo Industrial Ford Nordeste, provocou o maior tombo na indústria da Bahia desde maio de 2020, deixando 12 mil desempregados.      


Da Redação

Foto: Asmetro

Fonte: Política Livre, G1, UOL, Correio da Bahia

Nenhum comentário: