domingo, 25 de setembro de 2022

ITABUNA. CAPITÃO VALDNEY (PROS) VISITA RUÍNAS DO ANTIGO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO

        

    

  Nas fotos, Capitão Valdney - PROS (com roupa de cor preta). 

   O candidato a Deputado Federal pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS - número 9009), Capitão Valdney, visitou as ruínas do antigo Hospital Psiquiátrico de Itabuna (CLIPI - Clínica Psiquiátrica de Itabuna) ou Casa de Saúde São Judas Tadeu, no Bairro São Judas, Itabuna-Bahia, acompanhado da Equipe do Jornal e Blog Correio dos Municípios. O hospital atendia todo o sul da Bahia e até pacientes de outros estados do Brasil. Era referência no tratamento de saúde mental.

   O hospital encontra-se desativado desde 2015, por conta da mudança dos locais de tratamento dos portadores de distúrbios psiquiátricos, pois foram  remanejados para as Unidades de Saúde da Família (Programa Saúde da Família - PSF). É bom salientar também, de que em 2017, a estrutura do antigo hospital sofreu um incêndio, danificando a administração, o setor de arquivo, diretoria, secretaria e rouparia.

   Mesmo quando ativado, a população e parentes dos internados, reclamavam de que os doentes saíam do recinto, com o hábito de fumar (tabagismo), ingerir bebidas alcoólicas e drogas ilícitas, devido à falta de fiscalização e descaso com os internos. Hoje, mesmo com a mudança do tratamento, muitos se encontram perambulando pelas ruas, praças e rodovias. Ou até mesmo presos nos próprios lares.

   O Capitão Valdney indignou-se com o descalabro relacionado ao dinheiro público. "Neste espaço físico, poderia funcionar por exemplo, um centro de recuperação para dependentes químicos. Trata-se de um verdadeiro descaso com o dinheiro público." Afirmou o Capitão Valdney. O local ainda serve de criadouro para o mosquito  Aedes Egipty, gerando doenças como a  Dengue, Chicungunya e Zika, pois há lixo acumulado (pneus, garrafas, embalagens plásticas), além dos antigos poços artesianos do saudoso hospital. 

   Capitão Valdney, além de militar, é enfermeiro. Atuou em vários hospitais do estado da Bahia, como exemplo, o Sanatório São Paulo na cidade de Salvador, Hospital Santo Antônio (Irmã Dulce), Hospital Português, Hospital Martagão Gesteira, bem como, outros localizados no interior da Bahia (Paulo Afonso, São João do Paraíso, Panelinha (distrito de Camacã), Mascote, Uruçuca (Serra Grande). 

   Capitão Valdney também ministrou aulas e supervisão de estágios para alunos dos cursos de graduação em Enfermagem e Técnicos de Enfermagem nos hospitais e escolas: Hospital do Exército Brasileiro, Hospital Geral do Estado - HGE, HSA (Irmã Dulce), Hospital de Pojuca e Sanatório São Paulo. Também foi coordenador do Hospital Geral da Polícia Militar da Bahia.

   Capitão Valdney também é prestador de serviços voluntários, levando pacientes até a cidade de Salvador, usando dinheiro do próprio ordenado e carro próprio, pois os pacientes enfrentam o descaso da fila da Regulação do SUS, marca registrada do governo Rui Costa (PT). Capitão Valdney trabalha da mesma forma, gratuitamente com dependentes químicos.


Da Redação

Fotos: Jornal e Blog Correio dos Municípios

Fontes:  Ascom - Capitão Valdney 

             Apontador

             G1 Bahia

             Arquivos  

Nenhum comentário: