quarta-feira, 14 de setembro de 2022

BAHIA. PROFESSORES CONTINUAM HUMILHADOS COM RELAÇÃO AOS PRECATÓRIOS DO FUNDEF

    Os professores da Rede Estadual de Ensino vêm de forma incessante cobrando os direitos da categoria com relação aos precatórios do Fundef. Além dos precatórios com juros reivindicados pela APLB/Sindicato, a categoria também pede o pagamento da Gratificação por Aprimoramento Profissional - GEAP.

   O Projeto de Lei (PL), encontra-se na Assembleia Legislativa da Bahia - Alba, mas os professores pedem a inclusão do pagamento de juros no texto o qual regulamenta o repasse dos precatórios. Aconteceram também várias paralisações desses trabalhadores. Hoje (14), foi na Alba, às 09 horas, no intuito de pressionar os parlamentares pela votação. 

  O PL foi enviado à Alba pelo governador Rui Costa, mas os professores reclamam de que o governador da Bahia quer pagar apenas o valor inicial, sendo que havia recebido os valores com a inclusão de juros e correções.

   Segundo ainda o Deputado Estadual Adolfo Menezes (PSD), a Procuradoria Jurídica do Estado da Bahia, fez a opção em não pagar com os juros incluídos, para não comprometer em descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Enquanto isso, o governo, a oposição (também interessada no pagamento), bem como os professores, tentam um acordo moroso.

   Vale salientar de que no governo do PT, os professores foram bastante desconsiderados ao longo desses 16 anos, com cortes de direitos e repasses, como a tentativa de alterar a Gratificação de Estímulo ao Aperfeiçoamento Profissional, redução dos repasses governamentais ao Planserv (Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Estaduais), além do aumento da contribuição previdenciária dos trabalhadores dos serviços públicos.

    Rui Costa (PT), recebeu em 2018, a alcunha de alguns veículos de comunicação e de lideranças sindicais e partidárias de: Inimigo dos Professores na Bahia.


Fontes: -  Assembleia Legislativa da Bahia - Alba

             -  Bahia Notícias

             -  APLB/Sindicato

             -  Arquivos   

Nenhum comentário: