quarta-feira, 8 de junho de 2022

ITABUNA. COTEF NÃO ATENDERÁ PELO SUS. PREFEITO AUGUSTO CASTRO NÃO REPASSA VERBAS NEM ENTRA EM ACORDO

 










  A Clínica Ortopédica, Traumatológica  e  Fisioterápica (Cotef), encontra-se numa situação lamentável com relação aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). É que a partir do dia 30 de junho de 2022, o Hospital Cotef  (Referência em todo o Sul da Bahia), só atenderá pacientes com Planos de Saúde ou de forma particular.   

   A Cotef começou a não fazer os exames de "raios X" dos pacientes do SUS no local, tendo os pacientes, muitos com traumas graves, que se deslocarem a outras unidades de Itabuna, para pagarem pelo serviço (R$ 30,00 - Trinta Reais), para a partir daí, voltarem à Cotef para terem os exames avaliados pelos médicos especialistas. Muitos desses pacientes são de cidades distantes e não têm dinheiro nem para um lanche ou almoço.

   Outra problemática é o preço da tabela do SUS (apenas R$ 10,00 - Dez Reais), por consulta, não havendo sensibilidade por parte do prefeito Augusto Castro (PSD), alegando não ter possibilidades para solucionar esses gargalos. A decisão dos médicos foi a de não fazerem o chamamento até o dia 30 do corrente mês (mesmo sensibilizados com a situação dos pacientes), competindo portanto a decisão da Prefeitura Municipal de Itabuna. Sendo assim, não terão também consultas disponíveis aos pacientes do SUS.

  Segundo fontes internas, a Diretoria da Cotef, procurou a Secretaria de Saúde de Itabuna, por duas vezes e o Chefe do Executivo (uma vez), mas segundo o prefeito Augusto Castro, a Lei não permite o reajuste, e de que faria se fosse um hospital público, mas é sabido de que é possível fazer uma tabela"Extra-SUS", pois muitos municípios aderiram à Tabela. Os médicos da Cotef já vinham prestando serviços baseados na sensibilidade ao povo, mas chegou a um nível caótico, insustentável, pois há omissão do Poder Executivo de Itabuna, havendo também custos para a sustentabilidade de um hospital.

   Ontem à tarde, a Equipe do Jornal e Blog Correio dos Municípios foi à Cotef, ver de perto a situação. Pacientes fazendo reclamações, ávidos por atendimento. Inclusive uma senhora oriunda da cidade de Ibirataia, havia chegado numa cadeira de rodas, saindo sem atendimento. Muitas pessoas mostraram-se indignadas com o descaso com relação à Saúde na Cotef (há mais de 44 anos prestando serviço médico a Itabuna e região), ameaçando o prefeito Augusto Castro, através de denúncia ao Ministério Público, já que dinheiro para as festas, há, principalmente as juninas. (De origem pública, é claro). 

   É lamentável o desrespeito por parte do Chefe do Executivo de Itabuna, com relação aos Direitos Humanos e Constituição Federal, pois reza dos Artigos (196 a 200), Seção II ( Da Saúde), de que é dever do Estado, garantido políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco da doença e outros agravos e ao acesso universal e igualitário, às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

       Que vergonha, Prefeito Augusto Castro...


Texto de Emadilson de Jesus

Fotos: Jornal e Blog Correio dos Municípios

Nenhum comentário: