A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, presta esclarecimentos sobre emergência psiquiátrica, que é toda e qualquer situação em que exista risco significativo de vida ou um agravamento do transtorno mental tanto a pessoa como para terceiros, necessitando de intervenção médica imediata. Por exemplo: tentativa de suicídio ou comportamentos agressivos de característica violenta com risco de vida.
Nos casos de pessoas que estão expondo a risco outras ou a si mesmas, a orientação é acionar uma unidade do Samu-192 que fará o encaminhamento do paciente para que seja atendido na UPA – 24 Horas ou Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Se necessário, o paciente será ainda encaminhado para acompanhamento em alguma unidade de saúde mental: Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) ou Ambulatório Psicossocial.
Segundo o Departamento de Média e Alta Complexidade (MAC) nos casos em que a pessoa apresente sintomas ou comportamentos suicidas (com ideias ou planejamento) deve ser encaminhada aos CAPs. Se menor de 18 anos ao CAPs Infanto – Juvenil, na Rua José Alves dos Reis, 247, Jardim Vitória.
Paciente com idade maior de 18 anos, ao CAPS II, na Rua G, nº 100, Jardim Alamar. Se relacionado ao uso abusivo de álcool ou outras drogas, ao CAPs Álcool e Drogas (CAPS AD), na Rua E, nº 111, no Bairro Banco Raso.
A secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, informou que a Guarda Civil Municipal tem sido acionada por pessoas ou familiares em desconfortável situação psicológica, principalmente tentativa de suicídio para dar algum suporte. “Nesses casos, há diálogo das equipes e o encaminhamento do paciente para atendimento pelo Samu-192, UPA - 24 Horas, no Bairro Monte Cristo, ou no Hospital de Base”, afirmou.
Reportagem do expressaounica
Foto: Jornal A Região
Postada no Jornal e Blog Correio dos Municípios por Emadilson de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário