Chove forte na maior parte da Bahia. Trata-se de um ciclone, levando até 450 mm de volume de chuva, deixando várias cidades em estado de alerta. A chuva está mais concentrada no Nordeste de Minas Gerais, Norte do estado do Espírito Santo, Oeste e Sul da Bahia. A previsão é de que se torne mais forte ao longo de hoje, sexta-feira , prolongando-se pelo fim de semana.
Em Ilhéus, a secretária de Educação, Eliane Oliveira, cedeu algumas escolas municipais aos desabrigados oriundos das áreas de risco, informando de que todas as escolas têm disponibilidade para receber as pessoas nessa situação. Estas são as escolas disponibilizadas: Na Zona Sul: Escola Municipal Nossa Senhora da Vitória e CAIC (Darcy Ribeiro). Na Zona Norte: Escola Estadual Paulo Américo de Oliveira, Escola Municipal Odete Salma e Escola Municipal do Iguape. No centro: Escola Municipal Heitor Dias e IME Eusínio Lavigne. No Vilela: Escola Municipal Paulo Freire e Escola Municipal Themístocles Andrade. Em Olivença: Escola Municipal Sérgio Carneiro. Choveu só hoje em Ilhéus, 44 mm de volume de chuva, e a previsão é de mais 90 mm. Hoje, na Rodovia Jorge Amado, vários trechos foram interditados por conta de queda de árvores e alagamentos.
O prefeito Mário Alexandre convocou as forças de segurança da cidade de Ilhéus, montando uma missão com a Marinha do Brasil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Ilhéus, no sentido de acolher e alertar quanto aos riscos provenientes das fortes chuvas, fazendo o pedido também de que as pessoas residentes nas áreas vulneráveis, procurem lugares seguros para abrigo.
As cidades as quais já declararam estado de emergência, foram estas: Anagé, Amélia Rodrigues, Camacan, Encruzilhada, Eunápolis, Ibicoara, Itaberaba, Itaquara, Itacaré, Itarantim, Itapetinga, Iaçu, Itabela, Itambé, Ibicuí, Jaguaquara, Jiquiriçá, Macarani, Mucugê, Mutuípe, Teolândia, Maragogipe, Mundo Novo, Marcionílio de Souza, Ruy Barbosa, Ribeira do Pombal, Teixeira de Freitas e Medeiros Neto. Já os municípios de Itamaraju, Jucuruçu e Porto Seguro, declararam estado de calamidade.
Na cidade de Ilhéus, a Defesa Civil, monitora os bairros e disponibiliza estes números de telefone, em casos de desastres e orientação:
* (73) 98836 - 2753
* (73) 3234 - 3597
Texto de Emadilson de Jesus
Fotos de Emadilson de Jesus
Fontes: - Defesa Civil
- Prefeitura Municipal de Ilhéus
- Climatempo
- Próprias
- Outras fontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário