terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Após 20 anos, Raoni retorna ao trio de Edu Casanova no Carnaval de Salvador

Segundo Edu, as principais lideranças indígenas da Bahia se juntaram a Raoni durante os desfiles para realizar o manifesto alegre, chamando a atenção dos foliões sobre ter respeito um para com os outros

Tribuna da Bahia, Salvador
10/02/2020 11:05 | Atualizado há 1 dia, 4 horas e 20 minutos
     
Foto: Reprodução

Por: Rayllanna Lima

O Carnaval de Salvador deste ano vai ser ainda mais especial, devido a presença do líder indígena caiapó, Raoni Metuktire. O cacique é convidado especial do cantor e compositor Edu Casanova, que puxará seus trios no sábado (21), no Circuito Dodô (Barra/Ondina), e no domingo (22), no Circuito Osmar (Campo Grande). Defensores dos direitos humanos, Raoni e Edu se unem para fazer um manifesto feliz na folia, pedindo por paz.
Essa é a segunda vez que o cacique marca presença no festa momesca da capital baiana. A primeira vez foi nos anos 2000, como parte das celebrações dos 500 anos de Brasil. Naquele ano, o cantor baiano deu vida à canção ‘Cabelo Raspadinho’, que faz menção ao índio e foi sucesso absoluto na voz de diversos artistas, sendo consagrada por Bell Marques, ainda no Chiclete com Banana. Uma composição que contou com a motivação de Raoni.

“Ele me pediu para fazer uma música falando sobre o índio, que eu ia mandar muito bem. Fiz ‘Cabelo Raspadinho’, falando ‘eu quero ouvir o índio, cantando’. E realmente essa música me trouxe grandes conquistas. Completamos 20 anos dessa música e 20 anos em que Raoini esteve aqui. E nada mais justo trazer ele novamente, diante do momento em que vivemos, com grandes catástrofes naturais e queimadas. Vamos pedir pela paz, com esse líder de todo povo indígena”, disse Edu Casanova, em entrevista à Tribuna da Bahia.
Mas não será o cacique que subirá aos trios durante os dois dias. Segundo Edu, as principais lideranças indígenas da Bahia se juntaram a Raoni durante os desfiles para realizar o manifesto alegre, chamando a atenção dos foliões sobre ter respeito um para com os outros.
"Carnaval significa isso. Todos os manifestos, as coisas que a gente tem guardado durante o ano, coloca para fora. Em uma festa de muita alegria a gente vai para pedir paz e a preservação da natureza. Um Carnaval de todas as etnias, todas as cores, do bloco afro, do trio elétrico, da música eletrônica, da diversidade, dos LGBTs. Temos um Carnaval plural. E, graças a Deus, a Bahia é assim, a gente tem o povo mais feliz durante o Carnaval”, avaliou.
Reconhecido mundialmente como porta-voz das lutas pelo meio ambiente, Raoni Metuktire foi, em 1989, nomeado Embaixador da Floresta Amazônica e dos Povos Indígenas. Neste ano, também foi indicado ao prêmio Nobel da Paz. O cacique deve desembarcar em Salvador na madrugada do dia 17 de fevereiro, uma segunda-feira. Durante sua passagem pela cidade, ele também vai se reunir com o governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto, o que deverá ocorrer logo nos primeiros dias de sua chegada.
Edu Casanova
Autor de sucessos gravados por artistas como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Beth Carvalho, Dudu Nobre, Gal Costa, Banda Eva, Cheiro de Amor, Netinho e É O Tchan, Edu Casanova venceu o Troféu Dodô e Osmar e Troféu Bahia Folia com a música "Cabelo Raspadinho".
Edu já se apresentou nos Estados Unidos, Espanha, Portugal e China,onde passou por cidades como Macau, Taipa, Hong Kong, Cantão e Dongguan, além do festival Super Brazilian Bash no hotel The Venetian, um dos 5 melhores hoteis do mundo. Edu ainda foi destaque do Festival da Lusofonia, evento que reuniu diversos países de língua portuguesa, em uma apresentação especial para o Primeiro Ministro da China, Sr. Li Kequiang, e autoridades políticas e diplomáticas dos dois países. Do - Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: