sexta-feira, 28 de março de 2014

Câmara entrega Comenda Otaciana Pinto em noite de sessão solene


Na noite desta quinta-feira (27/03), a Câmara Municipal entregou em sessão solene realizada na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), a Comenda Otaciana Pinto, um prêmio de reconhecimento a mulheres com relevados serviços prestados à cidade de Itabuna.
A solenidade que homenageou 20 mulheres faz parte do calendário oficial do Poder Legislativo, e se estende como uma comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A festividade contou com a presença de diversas autoridades e personalidades grapiúnas.


Para o presidente da Câmara, Aldenes Meira (PCdoB), a Comenda Otaciana Pinto vem para ressaltar a importância da mulher na sociedade Itabunense. “Essa sessão solene é na verdade uma justa homenagem às mulheres que se debruçam a trabalhar pelo bem da nossa cidade” declarou o vereador.

A Secretária Municipal de Governo, Dra. Cleide Oliveira, também compareceu ao evento. “É uma festa emocionante, importante, porque valoriza a mulher de Itabuna, a mulher guerreira, a mulher trabalhadora, a mulher humilde, as mulheres jovens, a mulher que faz a nossa cidade”.

Segundo a vereadora Valéria Moraes (PSC), a solenidade de entrega das homenagens é um momento único para mostrar a força da mulher Itabunense no cenário político. “As mulheres estão unidas e fortes não só neste momento, mas também para a construção e desenvolvimento de uma sociedade ainda mais justa, democrática e sustentável”, argumentou a vereadora.

Entre as homenageadas da noite, a jovem esportista Isabelly Andrade, de 14 anos, uma das grandes promessas do esporte local da atualidade para as Olimpíadas 2016. “É uma felicidade muito grande receber essa homenagem que tem enorme importância, pois é um reconhecimento que somente grandes mulheres Itabunenses conquistaram” disse emocionada a nadadora que recebeu a Comenda das mãos do vereador Júnior Brandão (PT).
Um dos grandes momentos da noite foi à entrega da Comenda a trabalhadora rural Maria Cristina Vitória da Silva, pelo presidente Aldenes Meira. “Agradeço primeiramente a Deus por essa homenagem, que é uma honra muito grande, principalmente por lembrar que minha mãe também recebeu esta homenagem tão importante. Prometo continuar sempre firme nesta caminhada, com muito orgulho, seguindo nesta luta por uma cidade cada vez melhor para o povo”, afirmou Maria Cristina.

Também foram homenageadas a empresária Fernanda Galvão, Adersoelia Faustino, Dalva de Jesus, Rachid Pinho de Magalhães, Raimunda Andrade, Norma Vieira, Mirian Paranhos, Marilda Rosa Muniz, Maria de Lourdes Gonçalves, Maria Pureza, Luzia Alves, Arlete Pires, Wildes de Jesus, Karina Rosa, Mary Kalid, Erenita Cristina Araújo Ribeiro e Celeste Souza.

Otaciana Pinto – Natural de Valença, a jovem professora chegou à Itabuna logo após concluir os seus estudos. Além de lecionar, Otaciana atuou como vereadora e teria realizado mais de 10 mil partos, entre as décadas de 20 e 70, de acordo com registros pessoais.
Da assessoria
--------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: